Qual o povo mais antigo da Europa?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quanto aos fino-ugrianos, se acredita que viveram a oeste dos montes Urais, em algum momento entre 8000 a.C. e 4200 a.C. Isso significa que eles estão entre os povos mais antigos que viviam de modo fixo na Europa.

Os caçadores-recolectores, seres humanos modernos cujos antepassados evoluíram em África, chegaram à Europa há 45 mil anos. Em 6.000 a.C. os agricultores do Neolítico do actual território da Turquia juntaram-se a eles no Sul da Europa antes de avançarem pelo continente. Depois, chegaram os yamnaya, vindos da Rússia.

civilização mesopotâmica

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

Sua fundação ocorreu por volta do ano 1139 e embora a data não diga muito você tem que considerar a estabilidade de suas fronteiras. Se for esse o factor a ter em consideração, então sim, Portugal é a nação mais antiga da Europa.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

O Sami é o único povo indígena da União Europeia. As lutas indígenas históricas, do passado até hoje, também existem para os Sami, mas diferem das que acontecem na América Latina.

O continente foi descoberto por volta de 500 a.C., quando os gregos, inicialmente, dominaram e governaram a região. Eles fundaram as primeiras grandes cidades europeias e espalharam sua cultura pelo resto do mundo.

Os dois principais países da primeira onda do colonialismo europeu foram Espanha e Portugal, que foram responsáveis por colonizar a América do Sul e Caribe através do Tratado de Tordesilhas em 1494. Esse tratado foi responsável pela divisão da terra entre Espanha e Portugal.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Tupis e guaranis
Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai.

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

civilização romana

Roma formou a civilização com o maior império, territorialmente falando, de toda a Antiguidade. A civilização romana surgiu como uma pequena cidade no Lácio, região central da Itália moderna. Ao longo do tempo, os romanos foram expandindo seus territórios e formaram uma civilização extremamente complexa e sofisticada.

maias

Provavelmente os maias desapareceram após uma série de conflitos internos e tensões entre os cidadãos e as classes dominantes. Também teriam entrado em decadência por causa da falta de alimentos. Habitavam a região da Cordilheira dos Andes, nos atuais Peru, Equador, Bolívia e Chile, por volta de 1200 a 1535.

4000 anos

Contando com mais de 4000 anos de história, a China é considerada uma das mais antigas civilizações do mundo.

Em troca, os franceses garantiriam defesa naval aos portugueses. Porém, a marinha inglesa fez uma incursão pelo litoral português e mostrou que os franceses não cumpriram o que fora firmado. Dessa forma, os portugueses se afastaram da França e se aliaram à Inglaterra, que ofereceu apoio militar.

Habitada por povos celtas desde o século X a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos Romanos entre 43 d.C. e princípios do século V.

Portugal devia muito dinheiro aos ingleses e, além disso, o comércio com os ingleses era muito importante para a economia portuguesa. Por causa disso, Portugal ficou cada vez mais dependente da Inglaterra, e para pagar suas dívidas, restava apenas recorrer ao ouro que obtinha do Brasil.

Çatalhöyük, a primeira cidade da história.

Os egípcios foram a civilização de maior destaque antes dos gregos e dos romanos. Formada cerca de 3 milênios antes de Cristo pela unificação de várias comunidades à beira do Nilo, a civilização foi subjugada pelos persas em 525 a.C. e desintegrou-se.