Qual o posto mais antigo do Brasil?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Em Santa Catarina, posto Texaco dos anos 1950 resiste à modernidade.

Em junho de 2005, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda. Isto ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos.

O maior posto de combustíveis do Brasil, o Cruzeiro VII, foi inaugurado na cidade de Tacaimbó e ocupa uma área de 200 mil metros quadrados. O posto já está em operação e, para quem deseja apenas abastecer o veículo, o empreendimento conta com 32 bombas que contam com gasolina, álcool, diesel e gás natural.

O Posto Sinuelo, de Araquari (SC) foi o campeão na categoria posto rodoviário.

O Posto BR Imbassaí, localizado no Rio do Ouro, em São Gonçalo, venceu o prêmio Petrobras Desafio 2022 como o posto que mais se desenvolveu perante as metas estabelecidas pela Petrobras durante o ano de 2021.

Refinaria de Petróleo Riograndense. A Refinaria de Petróleo Ipiranga foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1937, na cidade do Rio Grande (RS), dando início ao processo de refino de petróleo no país e originando assim as Empresas de Petróleo Ipiranga.

12/06/2023 - 07h45min
Poucos meses depois da inauguração de refinaria, a Ipiranga abriu o primeiro posto de serviços em Rio Grande, no Sul gaúcho. O prédio ao estilo californiano ficava na esquina da Avenida Silva Paes com Rua Coronel Sampaio. Em 1938, começou a abastecer veículos com gasolina.

Em 1913, inaugurou o primeiro posto de gasolina da história em Pittsburgh, Pensilvânia. Antes disso, o abastecimento de combustível era feito em barris para entrega em domicílio ou em bombas primitivas localizadas em estabelecimentos comerciais.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.

Isso porque elas não foram construídas para refinar o seu próprio combustível. Afinal, refinavam o óleo importado, que vem do Oriente Médio, em sua maior parte. O Brasil produz 2,9 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). Daria e sobraria para o consumo de derivados no país.

Em 2011, a fusão entre a multinacional anglo-holandesa Shell e a Cosan fez com que a Raízen, antiga controladora da rede de negócios, fechasse todos os postos da marca Esso no Brasil. Após o acordo da união entre as duas novas marcas, a Cosan escolheu manter a bandeira Shell.

A rede dos Postos Petrobras é a maior do Brasil, com mais de 7700 unidades. Conta também com o programa de fidelidade Petrobras Premmia, que oferece pontos que podem ser trocados por combustível, passagens aéreas, descontos em produtos e serviços, e até ingressos para cinema, teatro e shows!

Considerando informações do Anuário Estatístico da ANP (2021), do fim de 2020, 41.808 postos revendedores de combustíveis operavam no País.

Quarto maior mercado do mundo, com grande dispersão geográfica, logística complexa, locais de difícil acesso, mais de 40.000 postos de combustíveis, mais de 180 Distribuidoras (sendo a grande maioria de distribuidoras regionais), empregando em toda cadeia aproximadamente meio milhão de pessoas e movimentando anualmente ...

Localizado na Praia de Ipanema, o Posto 9 se tornou um atrativo turístico da cidade. O Posto 9 é famoso por atrair gente jovem, bonita, e por suas eternas “garotas de Ipanema” que desfilam pela orla.

Tem mais de 350 funcionários e tornou-se um ícone, quase um destino turístico em si. Buc-ee's é uma das cadeias de varejo mais populares nos Estados Unidos, com mais de 58 postos de gasolina em todos os 50 estados.

Ipiranga é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Ultra, e uma das maiores empresas brasileiras de distribuição de combustíveis e varejo.

Braskem

Ultra, Petrobras e Braskem assumem grupo petroquímico
Petrobras, Braskem e grupo Ultra anunciaram hoje a compra de todos os negócios da Ipiranga por cerca de 4 bilhões de dólares.

O grupo Ultra, seu controlador, viu o lucro líquido do período saltar 111,7%. Agora, a grande expectativa está justamente na nova marca, projeto que foi desenvolvido ao longo de dois anos e que se casa à perspectiva da companhia de investir R$ 1,3 bilhão ao longo de 2023, com cerca de 40% indo para a rede de postos.

Seu nome é uma referência ao Riacho do Ipiranga, que o corta, e cujo nome significa, em língua tupi, "rio vermelho", devido às suas águas barrentas e seu apelido (1822), foi criado diante uma data importante em sua história.