Qual o porte físico para entrar no Exército?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os requisitos globais para se candidatar são, entre outros: ter altura de no mínimo 1,60 m para homens e 1,55m para mulheres; ter nível de escolaridade e faixa etária em conformidade com as exigidas para o cargo.

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano no ano de realização do concurso; Possuir no mínimo 17 e no máximo 22 anos no ano da matrícula; Estar em dia com as obrigações Eleitorais e do Serviço Militar; Altura mínima de 1,60 metros para os homens e 1,57 metros para as mulheres; e.

No primeiro, é realizada uma corrida de 2300 metros, ou 1950 metros para mulheres, que deve ser concluída em 12 minutos. Já no segundo dia, os candidatos devem realizar alguns exercícios físicos. Os homens precisam fazer 39 abdominais e 19 flexões de braço, e as mulheres, 37 abdominais e 8 flexões de braço.

TAF da ESA (Escola de Sargentos das Armas)
Corrida de 12 minutos: 2450 metros para o sexo masculino e 2100 metros para o sexo feminino; Flexão na Barra Fixa: 3 repetições para o sexo masculino e 1 repetição para o sexo feminino.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Paulo Gabriel e outras 6.843 pessoas curtiram isso.

Desde o Império Romano, quando começaram a ser feitos registros do dia-a-dia militar, até a atualidade, a bagagem de um soldado baseia-se em armas, equipamentos de defesa e de sobrevivência no campo de batalha. Em geral, essa carga tem ficado em torno de 30 quilos.

Exames odontológicos
Por mais inusitado que pareça, a presença de todos os dentes — ou pelo menos da maioria deles — é algo obrigatório para a aprovação nos concursos militares. Caso o candidato tenha menos do que 20 dentes naturais, ele estará inapto.

Problemas mais comuns que geram reprovação nos concursos militares

  • Coluna.
  • Visão.
  • Dentes.
  • “Pé Chato””
  • Pulmonares.
  • Audição.

Sífilis, com lesões cardiovasculares, tabes dorsalis, paralisia geral progressiva ou deformidades incompatíveis com o desempenho das atividades militares.

Em tal cenário, o cidadão que possuir altura maior que 1,70 m e peso maior que 60 kg e, ainda, no teste realizado pelo dinamômetro, aferir força muscular superior a 127 kg, será considerado tipo físico "A".

Dispõe sobre os requisitos para ingresso nos cursos de formação de militares de carreira do Exército. art. 142 da Constituição. XIII - altura mínima de um metro e sessenta centímetros ou, se do sexo feminino, a altura mínima de um metro e cinquenta e cinco centímetros.

Entrevista básica no recrutamento inicial, como assuntos da sua vida pessoal, região de moradia, emprego dos familiares, qual a motivação para entrada na força e entre outros questionamentos práticos e faceis de responder. O que motiva você a ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro.

Entre as provas para o sexo masculino estão a corrida de 2450 metros em, no máximo, 12 minutos e três flexões de braços na barra fixa, sem limite de tempo. Já para o sexo feminino, a corrida é de 2100 metros em até 12 minutos, junto de uma flexão de braços na barra fixa, também sem limite de tempo.

Todos os militares são submetidos à avaliação física de base, que consiste em uma prova de flexão de braço (máximo em um minuto e 30 segundos), uma prova de flexões abdominais (máximo em um minuto e 30 segundos) e uma prova de corrida de 4.000 metros.

O teste de aptidão física (TAF) é uma etapa dos concursos públicos que visa a avaliar se os candidatos possuem condições físicas para exercer a profissão para a qual estão concorrendo.

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF.

Seleção Geral - passará por exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e de entrevista.