Qual o ponto riscado de Iemanjá?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

IEMANJÁ: A estrela, a âncora, as ondas, etc. OXUM: A lua, o coração, etc. OXÓSSI: A flecha e o arco.

Os pontos riscados na Umbanda são compostos de símbolos que têm o poder de invocar os espíritos, esses desenhos são a assinatura dos espíritos, já que a combinação de símbolos (setas, cruzes ou círculos) identificam o espírito invocado.

O ponto pode ser riscado para diversas finalidades:
· Pela entidade, no momento da sua chegada para demonstração de que ela é verdadeira e tem plena condição de trabalho, · Por algum representante do corpo mediúnico da casa na intenção de marcar ou posicionar um ponto de atração de determinada entidade/divindade.

– Três estrelas – Também representam os Velhos e Almas. – Círculo – O Universo, a Perfeição. – Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si – O Plano Divino, o Quaternário Espiritual. – Círculos Menores e Semicírculos – As fases da lua (símbolo de Iemanjá), forças de luz, inclui Iansã.

No “Ponto Riscado” apresentado, o tridente quadrado está apontado para cima na linha horizontal. Como a mesma representa o mundo físico, esse tridente quadrado demonstra que o Exu Caveira carrega o poder de evolução Page 7 no campo material, porém, esgota e destrói quando a mesma não tem como objetivo a evolução.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Diz que comumente quando está passando por um momento difícil canta, mas não é um ponto que ele escolheu, é um ponto que simplesmente surge em sua cabeça, como uma mensagem pronta, ele entende que o ponto é um conselho, um alerta.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

O significado de firmar a cabeça nada mais é do que um pedido de concentração, uma ação direcionada do médium para que a incorporação mediúnica seja mais eficaz. E isso pode ocorrer antes e até durante o trabalho mediúnico propriamente dito.

Oxalá é uma divindade masculina, ele é o criador de todos os seres e considerado o pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida. Segundo a mitologia iorubá, Oxalá tentou criar os seres humanos com vários materiais, mas só conseguiu quando utilizou o barro.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

É um símbolo associado ao satanismo, bastante utilizado pelos satanistas medievais como uma forma de representar o oposto dos dogmas do cristianismo.

A Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana que surgiu por volta da primeira década de 1900. Nela é bem comum o uso do hexagrama de 6 pontas que é um amuleto que simboliza uma proteção contra todo o mal. Cada ponta é representada por um orixá e cada orixá traz, também, referência a um elemento da natureza.

Pontos Riscados de Ogum
Os pontos riscados são marcações ou símbolos pelos quais se identifica uma força de luz astral, sendo estes variados, podendo ser representados por Luas, Flechas, Arcos, Lanças, Triângulos, entre outros, sendo que cada espírito de luz possui o seu próprio simbolismo.

O tridente é uma representação trípolar em que Exu e Pombagira atuam, sendo essas positivas, neutras e negativas.