Qual o ponto negativo da sustentabilidade?

Perguntado por: earruda8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Confira alguns exemplos de impacto ambiental negativo que pode ser facilmente evitado no cotidiano: Gasto descontrolado de energia elétrica; Desperdício de água (seja no banho, lavando roupa, escovando os dentes, fazendo a barba, entre outras possibilidades);

Os impactos ambientais negativos são ocasionados quando há o rompimento do equilíbrio ecológico devido à pressão que o homem exerce sobre os recursos naturais e está diretamente ligado aos hábitos e costumes existentes na sociedade.

A realidade da sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo
Os reflexos negativos desse modelo são muitos: empobrecimento da paisagem, deficit habitacional, enchentes e trânsito excessivo são alguns deles.

Impacto ambiental positivo e negativo
Esses impactos podem ser negativos, quando a ação humana resulta em alterações que causam algum tipo de dano ao meio ambiente e aos recursos naturais. Ou podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente.

Exemplos de impactos ambientais negativos são o despejo de resíduos poluentes em rios e lagos ou o aumento da emissão de gás carbônico, ações que causam mudanças no ar e na água, provocando incômodos persistentes ao meio.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

Confira a seguir cinco erros de sustentabilidade que uma empresa pode apresentar e fique atento para não cometê-los.

  • Não abranger todos os setores da companhia. ...
  • Ações sustentáveis desvinculadas da proposta da empresa. ...
  • Comunicação ruim ou fora de contexto. ...
  • Conhecimento sustentável incoerente. ...
  • Olhar restrito.

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Meio Ambiente: sete dicas para você ajudar na redução dos impactos negativos

  1. 1 – Não desperdiçar água. ...
  2. 2 – Economizar energia. ...
  3. 3 – Separar o lixo. ...
  4. 4 – Não joguar lixo nas ruas. ...
  5. 5 – Optar por transportes alternativos. ...
  6. 6 – Não comprar animais silvestres. ...
  7. 7 – Usar menos plástico.

Entre os problemas urbanos, podemos classificá-los em diferentes grupos, como problemas sociais (falta de moradia, violência, pobreza) e problemas ambientais (enchentes, alagamentos, excesso de lixo, poluições sonora, visual, do ar e dos rios).

Como aspecto negativo de viver em cidades temos a poluição, o trânsito, maior índice de violência, roubos e assaltos, além do fato de que a qualidade de vida e acessibilidade de recursos naturais é mais escassa.

Conhecidas por adotarem práticas que aliam a qualidade de vida da população, o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente, as chamadas cidades sustentáveis reduzem os impactos ambientais relacionados ao consumo de matéria e energia e à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono.

O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações.

Desmatamento

Desmatamento. O desmatamento também figura entre os mais graves impactos ambientais da atualidade. Entre suas causas podemos citar a extração de madeira, a substituição de florestas por monoculturas ou áreas de pastagem, a atividade mineradora, a urbanização etc.

Entre as dicas mais importantes para preservar o meio ambiente, destacam-se a economia de água e energia, bem como a reciclagem do lixo. A preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos! Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem!