Qual o ponto mais profundo do rio Amazonas?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

120 metros

Em média, a profundidade do rio Amazonas é de cerca de 50 metros, mas, em seus pontos mais profundos, no oeste paraense, chega a 120 metros.

Rio Amazonas, América do Sul – Profundidade 91 metros
O rio Amazonas tem a maior bacia de drenagem do mundo, em torno de 7.050.000 km². Segundo WWF Panda, um sexto de toda água doce que drena para os oceanos do mundo passa pelo delta da Amazônia que tem 320 km de largura.

No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas. Os outros nomes do o Rio Amazonas? O rio nasce com o nome de Vilcanota e recebe depois as denominações de Uicaiali, Urubamba e Marañón.

Mistério...
Das profundezas das águas mais turvas e escuras do rio Amazonas, surge a lenda da senhora-das-águas, mãe-do-rio, cobra-grande, a Boiúna! A Boiúna é uma cobra gigantesca que vive no fundo dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, num lugar chamado "boiaçuquara" ou "morada da cobra grande".

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).

nao há nada de anormal nas águas do Rio Amazonas, além da diferença inicial entre o Negro e o Solimões.

O rio mais profundo do mundo é o Rio Congo,fica na África. Profundidade: 250 metros. Anteriormente era conhecido como rio Zaire,e tem 4.667 km de comprimento.o segundo maior longo rio no continente logo após o Nilo,o Rio Congo origina na Zâmbia entre os lagos Tanganyika e Nyasa.

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo.

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros. Antártico: Ponto Factorian Deep, na Fossa Sandwich do Sul, com 8.265 metros.

40 centímetros

Atualmente, o rio Tietê está com média de 40 centímetros de profundidade no estaleiro, local onde a profundidade é medida em Mogi das Cruzes. A média histórica no estaleiro é de 1,37 metro. Isso está acontecendo por conta do período de estiagem.

Quando os dois se unem formam o maior rio do mundo: o Amazonas. Existe explicação científica para a separação entre eles. Na velocidade, por exemplo, o Rio Negro é corre 2 quilômetros por hora. Já o Rio Solimões é mais rápido e tem, em média, 4 a 6 quilômetros por hora.

Amazonas

1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.

O Rio Solimões, na confluência, apresenta largura de 2 km e profundidade de 35 m.O ângulo do encontro dos rios é definido pela neotectônica.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.