Qual o ponto ideal do milho para fazer pamonha?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

1. Escolha o milho certo. Nem muito mole e branquinho, nem muito duro e amarelo. O cabelo precisa estar grudado na espiga de milho; se soltar facilmente, já passou do ponto.

Os problemas que você pode encontrar no preparo da pamonha são todos relacionados ao tempo de cozimento. Se ela ficou amarga, é porque o milho foi pouco cozido. Se ficar mole, também é porque a massa ficou pouco tempo no fogo e isso também vale para o gosto de sabão que algumas pessoas reconhecem na pamonha.

Colheita. O milho verde deve ser colhido estando os grãos no estado leitoso e apresentando de 70% a 80% de umidade. Esse ponto de colheita é muito variável por depender das condições climáticas resultantes de diferentes épocas de semeadura ou da região onde a lavoura foi instalada.

Se ficar cozinhando muito, o grão fica duro, e não macio como se deseja.

Aqueça a pamonha congelada por 4:30 minutos e, a resfriada, por 3 minutos. Retire com cuidado a embalagem e aproveite!

Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.

pamonha prá ficar gostosa e com uma textura macia e "rendada" (como dizem os matutos) das duas uma, ou é manteiga de leite ou é banha de porco, óleo e margarina deixam a massa pesada e dura.

E para desfrutar a pamonha sem o risco de possíveis desagrados, é importante ficar atento à sua conservação: por ser um produto derivado do milho, ela dura pouquíssimo tempo fora da geladeira - em média, de três a quatro horas.

O milho está pronto para ser colhido quando atinge a maturação fisiológica, momento em que 50% das espigas estão com uma pequena mancha preta no ponto de inserção com o sabugo. E o teor de umidade do grão precisa ser superior a 13%.

O ponto de maturidade fisiológica do milho nada é mais do que o momento que o grão atingiu a máxima de matéria seca. Mas cuidado; ainda deve existir certa umidade elevada, ou seja, cerca de 50% deve ser conservada. Assim que o grão atingi-lo, estará pronto para a colheita!

O ideal é colher quando as espigas estiverem totalmente formadas e antes de começarem a desidratar. Uma estratégia eficaz é observar a coloração do estigma, o cabelo do milho. Se estiver marrom, já é a hora de colher. Isso acontece de 90 a 100 dias após a germinação.

O momento ou ponto ideal de corte da planta de milho para silagem de planta inteira se dá no momento em que a planta atinge 30% a 35% de matéria seca, correspondendo à melhor qualidade nutricional.

No entanto, apesar de a cotação dá-se em reais por saca e o valor por cada ponto ser de R$ 450, a variação mínima de apregoação (tick size) do contrato é de R$ 0,01.

b) Despendoamento
Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

Encontramos o grande segredo não só para deixar o seu milho-verde cozido muito macio, mas também para cozinhar ele em tempo recorde: açúcar. Isso mesmo. E tem mais: o açúcar não muda nada no sabor!

Estudo da Embrapa e da Universidade Federal de Alfenas (MG) comprovou que o trealose, açúcar natural, é capaz de mitigar os efeitos da seca em milho. Experimentos mostraram que as plantas tratadas com derivados desse açúcar obtiveram maior taxa de crescimento.

Validade: 4 a 5 dias armazenado na geladeira. Pode congelar por até 6 meses. Para consumir bem quentinho depois de feito, é só levar a pamonha no microondas ou em panela com água quente.