Qual o ponto fraco de um professor?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os pontos fracos são a gestão do tempo, talvez alguma impulsividade em apresentar estratégias alternativas (na ânsia de ajudar talvez me precipite por vezes) e falta de paciência para alunos desrespeitadores e muito perturbadores.

Exemplos comuns de pontos a melhorar

  • Dificuldade de falar em público.
  • Falta de habilidade em resolver conflitos.
  • Não reage bem ao trabalho sob pressão.
  • Dificuldade com horários e prazos.
  • Dificuldade para trabalhar em equipe.
  • Falta de uma habilidade necessária (ex. saber outro idioma, mexer em um programa de computador, etc)

Avaliação dos professores deve ser baseada em padrões profissionais associados com o ensino. A avaliação multifacetada deve incluir evidências da prática de ensino, da aprendizagem do aluno e das contribuições profissionais feitas.

O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que ...

(2012) citam características de um bom professor, que deve possuir domínio do conteúdo, ou seja, ter conhecimento e experiência, uma boa didática, capacidade de despertar o interesse. Um docente ideal também é aquele que é paciente, possui um bom relacionamento com os discentes e é disposto a ajudar.

Considerando a desvalorização profissional dos docentes, conclui-se que a principal causa é a mudança na sociedade, que afeta diretamente o trabalho docente, que modificaram o perfil profissional desses professores, impuseram tecnologias, aumentaram a carga horária, entre tantas outras situações.

“Afinal o que faz um professor? “Na pior das hipóteses o professor faz toda diferença.” (Peanuts. Tirinha de Charlie Brown e snoopy).

Desvantagens de ser Professor no Brasil

  • Salário baixo. A primeira desvantagem de ser professor no Brasil é o salário. ...
  • Carga horária de trabalho. A segunda desvantagem é a própria carga de trabalho. ...
  • Más condições de trabalho. ...
  • Falta de autonomia.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média. Para exemplificar, imagine que você fala muito bem em público.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Pense sobre quais pontos fortes são necessários para a realização do trabalho de maneira exitosa e eficiente, demonstrando como suas habilidades, competências, qualificações e experiências o tornam a melhor escolha para a vaga.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais. Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Feedback — 5 Exemplos de Pontos a Melhorar Profissionalmente

  1. Capacidade crítica. Independentemente da área de atuação desenvolver a capacidade e posicionamento crítico é uma necessidade de todo profissional. ...
  2. Relacionamento interpessoal. ...
  3. Formação multidisciplinar. ...
  4. Capacidade de inovar. ...
  5. Inteligência emocional.

Procure saber se ele não gosta de você.
Mostre que é uma pessoa que leva os estudos a sério e que o respeita como profissional. Pode ser que, a partir daí, ele retribua o respeito e também passe a tratá-lo melhor. Alguns exemplos do que você pode dizer: “Ter boas notas nessa disciplina é muito importante para mim.

Bem a motivação dos professores vem através de um conjunto de fatores, como, amor à profissão, reconhecimento, valorização financeira, liberdade para ser criativo, inovação tecnológica, capacitação através de palestras e treinamentos, feedback sobre as ações, diálogo transparente com diretores, pais e colegas de ...