Qual o poema mais famoso de Fernando Pessoa?

Perguntado por: agois . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

1. Poema em linha reta, do heterônimo Álvaro de Campos. Talvez os versos mais consagrados e reconhecidos internacionalmente de Pessoa sejam os do Poema em linha reta, uma extensa criação com a qual nos identificamos ainda hoje profundamente.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Uma obra de Orhan Veli Kanik, um proeminente poeta turco do século XX, é agora o segundo poema mais lido do mundo, de acordo com um estudo da plataforma online de poesia multilingue Lyrikline.

A poesia de Pessoa, portanto, não é convencional, mas provocativa, irônica e irreverente. E, como é comum em textos modernistas, ela é construída com liberdade formal. Desse modo, o autor recorre aos versos livres para expressar seu nacionalismo crítico.

  • Livro do Desassossego (1982)
  • Poesia de Fernando Pessoa (2004)
  • Mensagem (1934)
  • Tabacaria (1933)
  • Cartas de amor de Fernando Pessoa
  • Poesia: Ricardo Reis (2000)

Seu autodiagnóstico descrevia sintomas de transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva), inclinações patológicas e pendor suicida. A dissociação de personalidade que o acometia levava à hipótese de um distúrbio de personalidade múltipla.

Apesar de “The happy sun is shinning” ter sido o último poema escrito por Pessoa, não é, contudo, o último escrito atribuído ao poeta.

O Amor É uma Companhia
Porque já não posso andar só. E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

É uma obra que ocupou 21 anos da vida de Pessoa: segundo anotações do próprio escritor num exemplar da primeira edição do livro, os 44 poemas de Mensagem foram compostos entre 1913 e 1934. Dizer que se trata de uma obra saudosista é olhar de maneira apressada para o livro.

Sou eu aqui em mim, sou eu. Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou. Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma. Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim.

Eu gosto de você, mas eu não preciso de você. Marília Mendonça.

Frases inspiradoras pequenas

  • Descubra-se. Há tantas coisas que não sabe sobre você.
  • Quando você deseja o bem, o bem te deseja também.
  • Quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem. Nesse sentido, compartilhe o cartão nas redes sociais! ...
  • A gratidão é a memória do coração.
  • O tempo voa. Cabe a você ser o piloto.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

1. Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos mais importantes e influentes poetas de toda a literatura brasileira.

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

O Poema mais curto do mundo: Tu (autoria desconhecida) Memória, de Waly Salomão. Amor, de Oswald de Andrade.

Considerado pelo crítico literário Harold Bloom o mais representativo poeta do século XX, ao lado de Pablo Neruda, o português Fernando Pessoa (1888–1935) tem como principal característica a heteronímia, ou seja, a capacidade de se multiplicar em personalidades distintas e complexas, além de assinar textos com o ...

Quer como pastor de ovelhas, engenheiro naval ou médico, ele legou à Língua Portuguesa uma das mais ricas obras jamais escritas, trabalhando com quase todas as formas de fazer poesia possíveis, criando, inclusivo, novas maneiras para velhas formas (vejamos o exemplo de Mensagem).

Fernando Pessoa é dono de uma vasta obra, ainda que tenha publicado somente 4 obras em vida. Escreveu poesia e prosa em português, inglês e francês, além de ter trabalhado com traduções e críticas. Sua poesia é repleta de lirismo e subjetividade, voltada para a metalinguagem.

Foi em 1919 que Fernando Pessoa conheceu a mulher que ficará na história como a sua única namorada: Ofélia Queiroz.