Qual o poema brasileiro mais conhecido?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

Os 9 poemas mais importantes da literatura brasileira

  • 1 - Soneto da Fidelidade, Vinícius de Moraes. ...
  • 2 - No Meio do Caminho, Carlos Drummond de Andrade. ...
  • 3 - Canção do Exílio, Gonçalves Dias. ...
  • 4 - Vou-me embora pra Pasárgada, Manuel Bandeira. ...
  • 5 - Poema Sujo, Ferreira Gullar. ...
  • 6 - Saber Viver, Cora Carolina.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Uma obra de Orhan Veli Kanik, um proeminente poeta turco do século XX, é agora o segundo poema mais lido do mundo, de acordo com um estudo da plataforma online de poesia multilingue Lyrikline.

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Cecília Meireles

Poetisa, jornalista, pintora, musicista e professora. Não o bastante, ainda é considerada a maior poeta de todos os tempos, do Brasil.

É aquela que Oswald de Andrade publicou no fim dos anos 20, com o título “Amor” seguido por uma palavra-poema, “Humor”. Humor.” Há poemas curtos de todo tipo, muitos dos quais tratam do mesmo tema de Oswald.

1. Poema em linha reta, do heterônimo Álvaro de Campos. Talvez os versos mais consagrados e reconhecidos internacionalmente de Pessoa sejam os do Poema em linha reta, uma extensa criação com a qual nos identificamos ainda hoje profundamente.

O haiku é uma forma de poema japonês escrito em 17. sílabas dispostas em três linhas de 5, 7 e 5 sílabas. Essas minúsculas e sutis preciosidades poéticas.

3 – Mahabharata é o poema mais longo do mundo. É um poema épico indiano que tem cerca de 1,8 milhões de palavras. Ele é dividido em 2 livros e mais de 100.000 versos. Tem por volta de 10 vezes o tamanho de “A Ilíada” e “A Odisséia” juntos.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Machado de Assis

Nomes são conhecidos internacionalmente. Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.

Gonçalves Dias

Biografia de Gonçalves Dias
Gonçalves Dias foi o maior poeta da primeira geração romântica brasileira.

A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de ...

a "Epopeia de Gilgamesh

Gilgamesh, a epopeia que vem da Mesoptâmia
O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.

Enreduana era o nome dela. Sacerdotisa, poeta, filósofa, considerada a primeira escritora do mundo. Nasceu em 2.300 a.C, na Mesopotâmia. Foi expulsa de seu próprio reino pelo irmão, e era apaixonada pela deusa Inanna.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).