Qual o poder nuclear do Brasil?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O Brasil não tem nenhuma arma nuclear, mas se cogitasse criar, provavelmente teria capacidade tecnológica e conhecimento para a produção, de acordo com os peritos do Laboratório Nacional de Los Alamos, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Projeto Trocano

O Projeto Trocano é uma bomba brasileira termobárica que pode estar entre as mais poderosas do mundo. O impressionante: Ela provavelmente já existe.

Rússia

A Rússia, como sucessora da União Soviética, detém o maior arsenal nuclear do mundo. Após o colapso da União Soviética em 1991, a Rússia herdou a maior parte das armas nucleares soviéticas e continuou a investir em seu programa nuclear.

Haveria algumas centenas de milhares de mortos e os sobreviventes ficariam entre os escombros dos edifícios desabados, as ruas obstruídas, impedindo a passagem das ambulâncias e bombeiros que porventura viessem de pontos mais distantes não atingidos.

O país deixaria de atrair investimentos diretos e, com isso, o nível de renda da população média deixaria de crescer. Considerados inimigos por metade do mundo, obter vistos de entrada nos principais destinos turísticos internacionais seria um drama para os brasileiros.

Uma arma continental
O Avibras AV-MTC, segundo declaração do gerente do projeto, general-de brigada R/1 José Júlio Dias Barreto, na versão fabricada para o Exército Brasileiro, terá mais de 300 km de alcance. Essa declaração ocorreu durante entrevista no QGEx ao final de 2018, na sala do PEE Astros 2020.

Tsar Bomb

Qual explosão nuclear é considerada a maior do mundo? Intitulada de Tsar Bomb ou RDS 220, esta ogiva nuclear foi desenvolvida pela União Soviética (URSS) e testada oficialmente em 30 de outubro de 1961.

Hoje a Rússia tem em torno de 5.977 ogivas, e os Estados Unidos, 5.550. Há muito debate sobre quantas vezes esse arsenal poderia destruir a Terra. "Mas, segundo dados mais aceitos, seria de 16 vezes. O cálculo no auge da Guerra Fria era que se poderia destruir 36 vezes.

Tsar Bomb

Tsar Bomb. Agora a pior de todas, a bomba mais poderosa e temida do mundo. Ela era termonuclear - RDS 220 ou AN602 -e foi testada pela União Soviética em 1961. Sua força equivalia a 3,8 mil bombas de Hiroshima.

"A possibilidade sempre existe desde que inventaram as primeiras bombas nucleares. Só Rússia e EUA controlam, cada um, 7 mil bombas —isso é o suficiente para destruir toda a vida na Terra várias vezes", explica. "Quanto mais bombas existem, maior é o risco de ocorrer uma guerra nuclear.

Estados Unidos

1. Estados Unidos. Maior potência militar do mundo, os Estados Unidos têm em seu arsenal 13,3 mil aeronaves militares, domina todas as categorias na classificação de poder aéreo.

O RSM-56 Bulava tem capacidade para levar dez ogivas nucleares e pode atingir qualquer país da Europa e os EUA.

Trata-se da B61-12, versão modernizada da B61, bomba nuclear tática desenhada para ser lançada de aviões pequenos, como o caça europeu Tornado ou o americano F-35. Já foram feitas mais de 3.000 delas, e a nova versão custa cerca de US$ 28 milhões (R$ 141 milhões).

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.

Austrália, Nova Zelândia, Islândia, Ilhas Salomão e Vanuatu foram os destaques da pesquisa pela sua capacidade de suprir sua população depois de uma “catástrofe abrupta de redução da luz solar”, como uma guerra nuclear, a erupção de um supervulcão ou a queda de um asteroide.

Depois da análise em que foram estudados 38 países e avaliados em 13 critérios diferentes que incluíam desde a capacidade agrícola à eficiência energética, qualidade da saúde e clima, a Austrália foi apontada como o país mais seguro para se estar.

escorpiões

Escorpião. Os escorpiões são conhecidos por suportar um nível muito alto de radiação UV, e muitos cientistas sustentam a hipótese de que eles podem sobreviver a ataques nucleares melhor do que a maioria das criaturas.

da agência internacional de energia atômica, é constantemente fiscalizado. Isso então, justamente por conta desse tratado, o Brasil não pode fabricar, armazenar, testar e usar bombas atômicas.