Qual o poder dos introvertidos?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Significa apenas que, na maioria das vezes, os introvertidos desenvolvem melhor as suas tarefas e habilidades sozinhos. De acordo com Susan, os extrovertidos precisam de muita estimulação e contato interpessoal, mas os introvertidos se sentem mais ativos e calmos quando estão em um ambiente silencioso.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Parecem existir algumas diferenças no cérebro; os introvertidos têm uma menor ativação dos circuitos de recompensa no cérebro do que os extrovertidos e uma maior sensibilidade a estímulos aversivos, o que explica serem menos interessados pelo mundo exterior e aprenderem melhor as regras sociais.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

INTP – Introvertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo
As pessoas com o tipo de personalidade INTP tendem a ser quietas e contidas. Gostam de ideias abstratas e pensamentos profundos sobre teorias e a interação com os outros.

Pessoas introvertidas tendem a ser mais introspectivas. Se você faz parte desse time, uma boa ideia é reservar um tempo durante o dia para alinhar seus pensamentos e garantir que eles estejam em ordem, especialmente, antes de dar o próximo passo e tomar alguma atitude importante.

A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo. No tratamento da timidez, você faz psicoterapia com psicólogo.

Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação.

O grau em que você é introvertido ou extrovertido é influenciado pela genética. Fora de todos os traços de personalidade que têm sido estudados, introversão / extroversão é um dos mais fortemente hereditários. No entanto, uma série de fatores ambientais – como a forma como você é criado – influenciam também.

Aproximadamente metade da população se identifica como introvertida. A maioria das pessoas fica em algum lugar na faixa intermediária do espectro introvertido-extrovertido, inclinando-se um pouco para um lado ou para o outro, e todos possuímos qualidades diferentes que se enquadram nos dois campos.

Como toda percepção introvertida, a Intuição Introvertida (Ni) navega na sua própria subjetividade. Ela diz respeito a uma forma de perceber o mundo e absorver as informações que ele oferece, o que confere o caráter irracional da função.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Dicas de networking para introvertidos

  1. #1 Socializar de forma casual com uma pessoa. Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. ...
  2. #2 Estar preparado para sair da zona de conforto. ...
  3. #3 Evitar parecer desconfortável. ...
  4. #4 Ser verdadeiro à personalidade. ...
  5. #5 Recarregar as energias. ...
  6. #6 Fazer networking online.

Para muitos introvertidos(como eu) ou tímidos, fazer amigos requer disposição e ação deliberada. Não se trata de forçar a natureza ou as circunstâncias. Trata-se apenas de estar aberto e consciente do seu papel como facilitador para criar as relações que você deseja e que são importantes para sua vida.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.