Qual o poder do orgulho?

Perguntado por: odomingues2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Poderes e Habilidades: Características Físicas Sobre-Humanas , Regeneração (Nível Celular C), Imortalidade (Tipos F e C), Manipulação de Sombras, Manipulação da Matéria , Manipulação Corporal, Absorção, Cópia de Habilidades (Tipo 3), Ignora Defesa Convencional .

A maneira mais eficiente de fazer isso e, consequentemente, controlar o orgulho doentio é trabalhando a honestidade.
...
Como controlar o orgulho doentio

  1. Reconhecer e admitir o orgulho. ...
  2. Encarar a realidade como ela é ...
  3. Confrontar dores emocionais. ...
  4. Rir de si mesmo. ...
  5. Expressar gratidão.

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

"Ser humilde e assumir nossos erros fará com que aprendamos com a experiência e a lidar melhor com o orgulho. Além disso, ao contrário do que a sociedade nos apresenta, não devemos nos menosprezar por errar em algum momento. Todos erramos em atitudes e palavras em fases da vida, afinal, somos seres em construção.

Uma pessoa soberba, portanto, considera-se superior aos demais em um ou em vários aspectos da vida. Essa imagem está associada a um ego muito elevado, quase sempre marcado pelas seguintes características: vaidade, arrogância, prepotência, orgulho, presunção e futilidade.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

O orgulho em excesso nos leva a ver como superiores, por isso, a humildade é um ótimo antídoto para equilibrar essa visão. Nesse sentido, comece a reconhecer os méritos das outras pessoas, elogie, comemore, peça sugestões, mas, claro, sempre de forma genuína.

O orgulho pode não só impedir que um relacionamento comece, mas também destruir um já existente. O problema do orgulho vem quando o homem ou a mulher ficam egoístas demais e não cedem, mesmo estando errados. O relacionamento, que antes era prazeroso, vai se tornando seco, sem vida.

De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Neste sentido, quem sente a honra pela ação pode dizer àquele que fez: "estou orgulhoso de você", ou "estou orgulhoso por você". Sentir-se orgulhoso é estar satisfeito, ou até admirado, e sentir-se contemplado positivamente com a ação do outro, mesmo que não seja um benefício direto àquela pessoa.

Para o espiritismo, o orgulho é o pai de todos os males, é ele que desencadeia todos os outros defeitos. Não é difícil constatar essa verdade. É por orgulho que discutimos, é por orgulho que brigamos, é por orgulho ferido que nos magoamos, é o orgulho que dificulta o perdão.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

substantivo masculino Altivez de quem faz alarde de suas próprias qualidades; arrogância. Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho! [Por Extensão] Sentimento de contentamento em relação a: o Brasil me dá muito orgulho.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

23 A soberba do homem o abaterá, mas o ahumilde de espírito receberá honra.

A soberba pode levar pessoas a cometerem atos considerados como assédio moral, que podem prejudicar a saúde mental das vítimas. É um assunto sério que não deve ser ignorado.

Basicamente, essa palavra é atribuída às pessoas arrogantes e prepotentes, ou seja, a quem falta humildade. Refere-se àqueles que se colocam em posição de superioridade diante dos demais, como se não errassem ou como se tivessem qualidades melhores e mais abundantes do que os outros.