Qual o poder de um benzedor?

Perguntado por: amaldonado2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

São os benzedores e as benzedeiras, pessoas portadoras de um poder especial, capazes de controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais. Por meio de benzimentos, garantem o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

O benzedor tem linguagem própria. Assim como os internautas, eles falam outra língua. O vocabulário próprio mescla o “caipira” e a cultura que se perpetuou em torno do benzimento. A atual enxaqueca é, para o benzedor, sol na cabeça.

São Sebastião, São Roque, São Lázaro, Santa Luzia, todos os santos protetores contra os males físicos, eu vos suplico para (repita o nome da pessoa). Curai-o, Senhor. Livrai-o, Senhor, da doença que o atormenta. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Benzer é o ato de abençoar alguém ou algo, com o objetivo de afastar o mal de todas as origens. A palavra vem de "tornar bento", e isso vale para quem aplica a benzedura e para quem recebe. Afinal, quanto mais abençoamos, mais abençoados seremos.

O benzedor no caso é o mediador, pois quem cura é Deus, a pessoa é só o instrumento usado por ele.” Sempre à disposição de quem precisa e sem cobrar nada pelo seu benzimento, os benzedores afirmaram que “benzer é um dom gratuito de Deus” e, portanto, não pode ser cobrado.

A cultura do benzimento tem em suas bases as diversas influências religiosas, como aborda Lemos (2010): “Existem várias modalidades religiosas de benzedeiras, entre as quais estão: católica, crente, kardecista, umbandista e esotérica.

As rezadeiras ou benzedeiras são mulheres que usando de uma sabedoria ancestral acionam conhecimentos do catolicismo popular, súplicas e rezas com o objetivo de restabelecer o equilíbrio material ou físico e espiritual das pessoas que buscam a sua ajuda.

Para ser um bom benzedor, ela ensina, além do dom, do poder dado por Deus, é preciso ter muita fé e religiosidade. Deve-se rezar todo dia e crer muito em Deus.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

No caso da benzedeira, esta aprende o ofício e acredita nos benzimentos como meio de cura (ASSUNÇÃO: 2006). Seus cuidados transmitidos em palavras envolvem e requerem atenção e toque, além de remédios e banhos à base de plantas. O enfermo que a procura acredita que ela tem o “dom” de curar, pois o recebeu de Deus.

Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer. Segundo a cultura, a referida “síndrome” pode inclusive se manifestar em animais e plantas.

Para a realização da reza, as benzedeiras utilizam muito as plantas, pois acredita-se que se o mal ali existir, este se direciona à planta, fazendo com que ela fique murcha. Caso a benzedeira não esteja com uma planta, ou um ramo, o mal contido se direciona á ela.

Oração de Benzer de quebrante
Conheçam as principais folhas que eram bastante utilizadas pelas benzedeiras: Arruda(Ruta graveolens) usada no tratamento de olhado, quebranto e banho de descarrego. Guiné (Petiveria-alliacea) , utilizada para o benzimento era recomendada no uso de chás e banhos.

Rituais da Benzedeira para fazer com o bebê:
Para o bebê dormir melhor: com um raminho de manjericão nas mãos, pegue o bebê no colo e cantarole canções de ninar. Assim que ele pegar no sono, coloque o galhinho de manjericão dentro do travesseiro e mantenha-o lá por sete dias.

Só não benze aos sábados e domingos, e nem à noite. “Se aparecer alguém, até benzo. Não se pode recusar.

Quebrante (ou mau olhado): é um mal de ordem espiritual. Em criança, é aquela que não dorme direito ou dorme com os olhos abertos. Em bebês, é aquele que só chora. O quebrante funciona assim: quando as pessoas ficam admirando a criança - 'Ai, que bonitinha!

A existência das rezadeiras ou benzedeiras é muito antiga no Brasil e se origina da cultura indígena e principalmente, da cultura africana, desde o período da colonização, pois esses conheciam as ervas e suas funções.