Qual o poder de guerra russo?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A Rússia é líder disparada na quantidade de tanques de guerra, segundo índices da Global Firepower Index, empresa norte-americana especializada em estatísticas militares de mais de 140 países. Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares. O país iniciou a guerra com 12.420 tanques.

Estados Unidos da América

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

Quando se diz que a Rússia é uma potência, no cenário internacional, é pelo poderio militar – não pelo tamanho da economia. O país tem um dos maiores arsenais do planeta. Uma herança da antiga União Soviética.

Estados Unidos

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo.

"A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".

1 – Estados Unidos
Não é nenhuma novidade que os Estados Unidos são a maior força militar do mundo, e não é à toa que todos querem seu apoio. Isso porque o país possui um orçamento de defesa muito alto, somando US$ 770 bilhões, além de 147,4 milhões de homens disponíveis.

A Rússia tem o maior arsenal de armas nucleares do mundo, com cerca de 6.000 ogivas, de acordo com os peritos. Juntos, a Rússia e os Estados Unidos detêm cerca de 90% das ogivas nucleares do mundo inteiro - o suficiente para destruir o planeta várias vezes.

Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.

Em 2021, os russos possuíam cerca de 122 aeronaves Su-34 em vários regimentos.

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países. O ranking, baseado em um indicador exclusivo do portal (o PowerIndex, ou 'PwrIndx'), classifica os efetivos militares ativos disponíveis por país.

Os norte-americanos lideram isolados o ranking de países mais armados do mundo, com uma proporção de 120,5 armas para cada 100 habitantes. Apesar de ser três vezes mais populosa, a Índia ocupa a segunda colocação, com 71 milhões de armas. Em terceiro aparece a China, com 49,7 milhões.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen. A aviação de asas rotativas é formada por helicópteros que atuam em diversos esquadrões.

Estados Unidos da América: maior exército do mundo
Além disso, o país tem 45.193 veículos blindados à sua disposição e o maior orçamento de defesa do mundo, uma quantia impressionante de US$ 770 bilhões. Aliás, os EUA também lideram no ranking de tecnologia mais avançada para combates e defesas.

O principal ponto de conflito entre os dois países — a luta entre socialismo e capitalismo — já tornara-se passado, visto que a Rússia, diferente da URSS, tornou-se um estado capitalista.

Atualmente o Brasil possui uma importante aliança com a Federação Russa, com parcerias em áreas como tecnologia espacial, militar e telecomunicações.

Demografia da Rússia
A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501.

Os exércitos mais fracos do mundo

  • Exército da Macedônia do Norte (Stringfix)
  • Exército do Bósnia e Herzegovina (Wikimedia Commons)
  • Exército do Suriname (Forças Terrestres)
  • Exército da Somália (AMISON Public Information)
  • Exército do Butão (Facebook)
  • Polícia da Costa Rica (Reuters)