Qual o poder de Bastet?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Era a deusa egípcia da fertilidade, da reprodução, da música, da dança e do amor, sendo representada com um cetro e uma cabeça de gato ou mesmo como um gato (felino gracioso, que se identifica com o amor). Quando se pretendia acentuar o carácter de fertilidade representava-se a deusa rodeada de pequenos gatos.

Ka: força mística que representava a alma dos deuses e dos homens. Ptah: marido de Sekhmet e de Bastet, representava o deus criador e protetor da cidade de Mênfis. Além disso, era considerado deus dos artesãos e arquitetos.

A Deusa Bastet é a protetora do lar, da vida doméstica, da fertilidade, do parto, dos segredos femininos e dos gatos. Ela afasta todas as doenças e maus espíritos das mulheres e das crianças. Conheça mais sobre a deusa egípcia Bastet.

Bastet: É a deusa Gato adorada por todos no antigo Egito. No início era vista como a deusa-leão já que representações mostravam ela com cabeça de leão. Bastet era vista como a senhora do Oriente e Sekhmet (a deusa leão) era vista como a senhora do Ocidente.

Era filha de Rá, e aparece entre as divindades egípcias desde o Reino Antigo. No início do período dinástico, Bastet tinha uma representação diferente da que mencionamos acima, pois era associada à leoa e, por isso, representada como tal. Era evocada para proteger o rei na batalha.

Bastet: Significa fogo", "calor"; "jarra de unguento" ou ainda "deusa da fertilidade, protetora do lar". Esse nome, que tem como sua variação Bast, surge a partir da mitologia egípcia e possivelmente significa "fogo", "calor" ou "jarra de unguento".

Os gatos caçavam os ratos, escorpiões e cobras que destruíam suas colheitas e plantações, logo, eles deveriam ser algum tipo de presente divino. Os gatos estavam presentes na mitologia e religião dos egípcios, expressa principalmente pela imagem da deusa Bastet, com cabeça de gato.

No antigo egito, os gatos eram considerados sagrados.

Localizada no Delta do Nilo, próxima da moderna Zagazig, essas ruínas de granito vermelho eram, há 2,9 mil anos, a capital do Egito Antigo, ao longo da 22ª dinastia, e o centro do culto a Bastet, a deusa com cabeça de gata cujo pico de popularidade se deu nessa época.

Neit: deusa da caça, é representada como uma loba, vigilante e sempre fiel. É responsável pela proteção dos deuses e de suas moradas.

Na mitologia egípcia, a deusa gato é adorada por todos, ela é confundinda com a deusa sekhmet que é a deusa leão, Bastet nasceu em Bubastis (cidade do delta do Nilo) onde tem seu templo Bastet é a filha da deusa Ísis.

Os egípcios acreditavam que os felinos eram seres mágicos e que podiam trazer boa sorte aos seus cuidadores. A realeza egípcia alimentava os bichanos com guloseimas e os vestiam com as próprias joias da família. Quando os gatos morriam, eles eram mumificados assim como os humanos da época.

Atena

A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

Anúbis foi o deus dos mortos e da mumificação no Antigo Egito. Por volta de 2000 a.C., foi substituído por Osíris como o principal deus dos mortos. Permaneceu como o protetor dos túmulos e dos cemitérios. Guiava os mortos na vida após a morte e participava do Tribunal de Osíris.

A deusa Bast, dividande do Egito Antigo, classificada como uma força de proteção, deusa dos gatos, da música, da família e protetora contra o fogo, pode aparecer no novo filme 'Thor: Amor e Trovão'.