Qual o poder da palavra falada?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

A palavra falada é o produto final do pensamento que está por trás dela. Esse produto final – a palavra – não é necessariamente consciente, articulada ou verbalizada. Essa é a questão que dificulta a relação de efeitos desagradáveis e incompreensíveis na vida. Um pensamento pode ser revisado, rejeitado e debatido.

A palavra tem poder tanto para destruir quanto para edificar. As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

As palavras fortalecem nosso ânimo, nossa autoestima, ou nos destroem. As palavras contêm poder e, muitas vezes, magia. O mundo hoje é o que é, porque os seres humanos aprenderam a se comunicar, sobretudo por meio das palavras. Por meio delas transmitimos ideias e sentimentos, aprovações ou desaprovações.

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro.

Palavras relacionadas: empoderamento, autonomia, autoestima, resiliência, assertividade, proatividade, flexibilidade, empatia, perseverança, coragem, integridade, gratidão, respeito, confiança, liberdade.

O fato é que, quando escutamos algo que não é do nosso agrado, principalmente se for de alguém que amamos, pode ferir nossas emoções, pois jamais esperamos tais palavras de pessoas que tanto prezamos. As palavras ofendem até mais que determinadas ações, principalmente da forma e por quem são pronunciadas.

Você sabia que as palavras têm poder? Se você usar palavras negativas, elas afetarão sua vida negativamente. Pelo contrário, se usar palavras positivas, isso condicionará seu cérebro positivamente.

“A palavra de Deus, como se encontra nas escrituras, nas palavras dos profetas vivos e na revelação pessoal, tem poder para fortalecer os santos e armá-los com o Espírito de maneira que possam resistir ao mal, apegar-se firmemente ao que é bom e encontrar alegria nesta vida.”

A palavra, portanto, ao mesmo tempo que confere um sentido ao mundo, criando uma realidade, proporciona ao indivíduo o acesso ao outro, possibilitando a comunicação entre os seres humanos. Apesar de não ser a única forma de comunicação, a palavra é o instrumento mais universal de transmitir uma mensagem.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

A língua é um mal incontido. Mateus 12:31 nos lembra: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e a blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”. Tome cuidado com o que você fala.

Limitar o tempo que você costuma passar falando sobre um assunto e então dedicá-lo a escutar mais fará com que você passe a dizer coisas mais importantes. Algumas pessoas não percebem quando falam demais e essa atitude pode ser uma boa solução se você também age dessa maneira.

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” “Com seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade.”

Pode-se dizer que a nossa força vem de um lugar que às vezes não alcançamos com as mãos, mas alcançamos com o coração. Podemos treinar, desenvolver habilidades, ler fórmulas mágicas, mas o que realmente faz diferença para sermos cada vez mais fortes é algo maior e a resposta está dentro de cada um de nós.

É uma força espiritual que ajuda a enfrentar todas as situações difíceis da vida. Quantas vezes alguém sofre luto, tristeza, perseguição e todo o tipo de mal, e não desanima? Onde estas pessoas buscam forças? Em Deus.