Qual o poder da identidade visual?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Ela é responsável por transmitir a essência, os valores e a personalidade de uma marca de forma visualmente impactante. A identidade visual é composta por elementos como logotipos, cores, tipografia e elementos gráficos, que juntos criam uma identidade única e reconhecível.

A identidade visual confere mais valor à marca e quanto maior forem os elementos visuais da empresa, na vida dos consumidores, maior tende a ser a sensação de proximidade entre cliente e empresa.

Mudar a identidade visual é um ótimo passo para deixar o marketing da sua empresa ainda mais moderno e eficiente, além de garantir uma impressão impecável fará com que a sua marca seja bem representada.

Os Elementos da Identidade Visual – A Lista

  • Nome. O nome de sua marca, como já dissemos, é o primeiro passo para a construção de sua identidade visual. ...
  • Logo. A logo não é apenas o desenho, o símbolo. ...
  • Fonte. A fonte, ou tipografia, é uma forte e simples maneira de reconhecer a marca. ...
  • Padrão de Cores.

Confira a seguir os 4 principais elementos que compõe a identidade visual:

  1. Cores. As cores têm grande influência no consumidor e isso deve pois o subconsciente as associa a inúmeras emoções. ...
  2. Tipografia. Outro diferencial para sua marca são as fontes utilizadas e como isso ocorre. ...
  3. Formas. ...
  4. Logo.

O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

Tipografia
A tipografia é outro elemento muito importante que pode diferenciá-lo de outras marcas. Essa arte se refere à criação e aplicação de estilos, formatos e efeitos visuais nas palavras. A tipografia é responsável por dar vida aos textos e tem um peso muito relevante na identidade visual.

O valor pode variar de acordo com a experiência, a renome do profissional e também com a complexidade do projeto. Um designer renomado pode cobrar valores que variam de R$1.500 a R$10.000, ou mais, para a criação de uma identidade visual completa e exclusiva.

A identidade visual Instagram é o conjunto de elementos gráficos e visuais que representam a imagem de uma marca nessa rede social. Ela é importante porque ajuda a transmitir a personalidade e os valores da marca, além de criar uma imagem consistente e reconhecível para os seguidores.

6 passos para uma identidade visual de sucesso

  1. 1 – Defina o seu público. ...
  2. 2 – Encontre a personalidade da sua marca. ...
  3. 3 – Desenhe seu logotipo. ...
  4. 4 – Busque a tipografia correta. ...
  5. 5 – Faça a melhor combinação de cores. ...
  6. 6 – Defina seu estilo fotográfico e de ilustrações.

O Manual de Identidade Visual é um guia técnico para uso dos padrões visuais e verbais na comunicação de uma marca. É essencial no processo de criação. De forma equivocada, o manual de identidade visual costuma ser chamado de manual da marca ou brandbook. Na verdade ele é parte do brandbook.

Ter consciência sobre suas aspirações e valores agrega e muito, no seu processo para fortalecer seu senso de identidade. Sendo assim, não fuja daquilo que para você tem significado. Se sente que está vivendo uma mentira ou se tem aceitado tudo o que os outros fazem contra você, sem retrucar, quebre esse ciclo.

Mudar sua marca pode ser também uma estratégia defensiva, para proteger os negócios de uma nova concorrência. Por exemplo, se uma nova companhia surge em um mercado semelhante ao seu, os consumidores ficarão confusos sobre onde comprar.

ser original; mostrar aos clientes quem você é; tornar suas soluções visíveis ao mercado; fazer sua empresa proporcionar ao cliente a experiência certa.

A carteira de identidade no padrão antigo ainda tem validade por dez anos, até 2032, segundo o decreto federal que regulamenta o documento.

Logotipo é a representação gráfica da sua marca. A identidade visual, por sua vez, engloba o logotipo, mas também cartões de visita, banners, a tipografia de apoio, às cores do manual de estilo, site e, em alguns casos, até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.

Comunicação visual é a prática de usar elementos como imagens e recursos gráficos para transmitir uma informação ou ideia.

Também conhecidos como abreviações, os monogramas são logos compostos apenas por tipografia. Esses logos geralmente variam de duas a três letras (logos de uma letra são considerados “letterforms“) e são compostos pelas iniciais de seu negócio.