Qual o poder da baunilha?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Dentre as propriedades poderosas da baunilha, está o seu poder antioxidante que auxilia na manutenção de uma pele jovem por mais tempo. Além disso, as pétalas da flor de baunilha possuem uma substância chamada mucilagem, que possui a capacidade de reter água e é muito utilizada na formulação de hidratantes.

Uma planta: Feminina
Acredita-se que, se uma mulher colocasse algumas gotas de tintura de baunilha atrás da orelha, ela atrairia muitos homens.

A palavra baunilha vem do espanhol vanilla, que pode ser traduzido como “pequena vagem”. Os aztecas chamavam a planta de tlilxochitl, o que significa “flor negra”, recebendo as plantas com tributo dos Totonacas, povo indígena do México que cultuava a planta.

- A baunilha, em pequenas quantidades, tem a capacidade de atrair, de trazer uma sensação de aconhego. Usada de forma exagerada vai acabar afastando as pessoas porque é um aroma doce demais. A canela também costuma provocar essas reações quando usada em excesso - ensina o perfumista.

Imunidade fortalecida e pele saudável
O chá de baunilha é rico em antioxidantes, especialmente a vanilina, que não apenas fortalecem a imunidade, mas também combatem os radicais livres – principais responsáveis pelo estresse oxidativo, a causa do envelhecimento precoce da pele.

É trabalhoso e demorado, o que reflete no preço. Tanto a fava quanto o extrato são caros pelo tempo e trabalho manual exigidos. Não é à toa que depois do açafrão verdadeiro (estigma seco da flor Crocus sativus), a baunilha seja o segundo condimento mais caro do mundo.

A baunilha é usada medicinalmente como afrodisíaco, estimulante e para o alívio de febres e queixas gástricas, embora não haja evidências científicas de sua eficácia nesses casos. Pesquisas mostraram que a vanilina, a principal molécula de sabor da baunilha, tem atividades antimicrobiana e antioxidante [1].

Q uando a baunilha é aplicada topicamente, ajuda a melhorar os níveis de hidratação da pele. Por suas propriedades antioxidantes, pode prevenir o envelhecimento prematuro da pele e limpeza profunda.

Outro ponto destacado pelo estudo da Unicamp é que apenas um único sachê do melzinho do amor contém o dobro do Sildenafil presente no Viagra. Com isso, o consumo do produto por tempo prolongado pode levar à diminuição da pressão arterial.

Canela. A canela possui propriedades estimulantes oriundas de sua capacidade de melhorar a energia, vitalidade e circulação sanguínea. Dessa forma, pode estimular a produção de testosterona no homem, oferecendo uma melhoria do desempenho sexual.

Seu cheiro agradável costuma remeter à infância, pois ele lembra de certa forma o aroma do leite materno. Dessa forma, a baunilha é utilizada por alguns terapeutas para tratar problemas emocionais ligados à autoconfiança, segurança e problemas relacionados com a mãe.

O chá de baunilha possui ação afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, colerética, digestiva, emenagoga, estimulante e tônica geral.

A baunilha é uma orquídea. A família das orquídeas, contém mais 20.000 membros, é a maior família de plantas com flores do mundo! Mas a baunilha é o único produto comestível desta grande família. Há 150 variedades de orquídeas baunilha, mas apenas dois deles, Bourbon e Tahitian, são usados comercialmente.

A baunilha pode ser perfeitamente incorporada aos cuidados que damos à nossa pele. Isso porque é rica em vitamina B, tiamina, niacina, vitamina B6, riboflavina, ácido pantotênico e vanilina. Tudo isso lhe dá propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Baunilha e chulé
Os dados mostram que a preferência do cheiro pela caracterização da estrutura molecular da substância explica 41% das preferências, enquanto a preferência pessoal explica 54% - a preferência pessoal pode ser explicada pela herança cultural ou pela herança genética.

Você já ouviu falar no cumaru, a famosa baunilha brasileira? O saboroso e aromático fruto dessa árvore, da família das leguminosas, é uma planta nativa da Amazônia, também sendo conhecida internacionalmente como fava ou tonka beans.