Qual o plug do Japão?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Na Japão , as fichas e tomadas elétricas são de tipo A ou B. Tipo A tem dois pinos paralelos planos e tipo B tem dois pinos paralelos planos e um pino de ligação à terra. No país a Japão é de voltagem 100 V e a frequência de voltagem é de 50 Hz, 60 Hz.

Qual é o tipo de tomada usado no Brasil? As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento. O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.

Só o Brasil tem tomadas com 3 pinos? A resposta é não! Países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita são alguns dos que também utilizam o padrão de tomada 3 pinos. Esta diferença de padrão é comum, visto que cada nação possui suas próprias normas elétricas.

A tomada do tipo I com voltagem de 220 – 240 V é usada na Austrália, Nova Zelândia, Fiji, China, Papua Nova Guiné e Argentina.

Tipos de tomadas EUA
Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.

A tomada padrão americano do tipo B, por sua vez, possui dois plugues achatados e também um terceiro em formato de pino, que funciona como o fio terra. De modo geral, essas tomadas são usadas para computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos de grande porte.

Tipos de tomada e plug
Um plug europeu normalmente será um tipo C, enquanto um tipo de plug dos Estados Unidos normalmente será um tipo A. No entanto, na Ásia, você achará diferentes tipos de plugs que serão usados em diferentes países.

Além da questão do aterramento, o próprio design da tomada no padrão brasileiro evita o choque elétrico. O formato da tomada brasileira impede que um pino do plugue seja inserido e o outro pino energizado fique para fora, que ocasionaria, também, o choque elétrico.

Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir.

Veja quais são os mais comuns no Brasil:

  • Tipo N: 3 pinos. No Brasil, atualmente os plugues de tomada utilizados são os de 3 pinos. ...
  • Tipo C: 2 pinos. ...
  • Tipo A: 2 pinos chatos. ...
  • Tipo B: 2 pinos chatos e 1 redondo.

América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México utilizam o padrão de 110V a 127V. Europa – Tem padrão unificado de 220V a 240V. Oceania – Austrália e Nova Zelândia usam 230V. Ásia – O Japão adota 110V, enquanto China e Índia são 220V.

O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.

O padrão europeu é o que você não terá grandes problemas com as tomadas no Brasil e nem precisará se preocupar com adaptadores, pois ele é o que mais se assemelha ao padrão brasileiro. Por isso, quando você comprar qualquer produto no Aliexpress para importação que peça para você especificar o plug, selecione Eu Plug.

As tomadas na Inglaterra tem esse padrão de três pinos quadrados e ao lado tem um interruptor, só colocar o aparelho na tomada não o liga imediatamente à corrente elétrica, é necessário também ligar o interruptor.

Como é o padrão de tomada UK? O padrão de tomada na Inglaterra é o tipo G, modelo de três pinos retangulares em um formato triangular.

220 volts

O modelo de tomada aqui no Chile é de três pinos. A tomada brasileira de dois pinos encaixa perfeitamente, a de três não. Mas atenção! A voltagem é 220 volts.

Aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (também tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam. É encontrada principalmente em países da Europa, América do Sul e Ásia.

Tipo C: Essa tomada é comum em países europeus, como França, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Ela tem dois pinos redondos paralelos e não tem um pino de aterramento. Tipo D: Índia e alguns países africanos.

Schuko

O padrão de tomada em Portugal é o tipo F, também chamado de Schuko. Esse tipo de tomada possui dois pinos redondos e um terceiro pino superior, que é responsável pelo aterramento. Além de Portugal, o Schuko também é usado em outros países europeus, como Alemanha, Áustria, Espanha, entre outros.

Mesmo após quase dez anos da obrigatoriedade do padrão de tomada de três pinos no Brasil, o assunto sempre volta a ser discutido. Muita gente não entende ou não conhece a história por trás do padrão do plugue.