Qual o plástico que não faz mal à saúde?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Potes plásticos usados para guardar alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafões de água mineral são alguns dos produtos que utilizam BPA em sua fabricação, substância apontada como capaz de produzir diversos efeitos nocivos à saúde.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

PP (Polipropileno):

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

BPA-Free é a ausência do composto BPA ou Bisfenol-A, muito utilizado na produção de polímeros plásticos, usado em embalagens de uso pessoal como garrafas, potes e mamadeiras. Seu uso em larga escala pela indústria é devido à sua resistência, durabilidade e versatilidade.

O número 1 é o tão conhecido PET (Polietileno tereftalato), o mesmo das garrafas de refrigerante. Esses materiais são recicláveis e têm uma alta taxa de reciclagem, movimentando esse mercado no Brasil.

Você sabia que os produtos Tupperware são livres de BPA?

BPA free nada mais é que a sigla utilizada para indicar que um produto é livre de bisfenol A.

2. Micro-ondas causa câncer. Mito! A energia emitida pelo micro-ondas é a radiação não ionizante, diferente das máquinas de raios-X, e por esse motivo, eles não são capazes de promover alterações nas células corporais e provocar o aparecimento de câncer.

Potes de vidro
Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior. Apesar de os potes de vidros serem mais pesados e quebrarem mais facilmente, eles podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna seu consumo consciente.