Qual o plástico mais resistente ao sol?

Perguntado por: lluz8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A adição de negro de carbono tem baixo custo e é, normalmente, uma forma muito eficaz de criar plásticos com resistência UV. Além disso, polímeros fluorados tais como PTFE e PVDF podem demonstrar excelente estabilidade UV em seu estado natural.

Em termos de durabilidade e resistência, os dois materiais são praticamente idênticos.

O PP é amplamente usado nas indústrias de mobiliário e automóveis. Isso porque, o material é mais rígido, mais duro e mais forte que o PE, podendo suportar temperaturas de +140°C durante curto período. Apesar disso, é relativamente vulnerável a temperaturas abaixo de zero.

O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius.

Em termos de resistência, podemos dizer que a de policarbonato está um passo a frente da de polipropileno; ela tem maior resistência a umidade, corrosão, mofo e inclusive ataques de agentes químicos — esse tipo de telha chega a ser 250 vezes mais resistente que a de vidro e 30 vezes mais resistente que a de acrílico.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

Operável até 115°C, admite ter sua resistência calorífica estabilizada para prolongar sua aplicação em temperaturas mais altas, com vida útil que pode atingir 5 anos a 120°C, 10 anos a 110°C e 20 anos a 90°C.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

As malas confeccionadas em policarbonato chegam a ser três vezes mais resistentes do que o ABS, podendo suportar muito mais pressão. O policarbonato também apresenta resistência à água e arranhões, protegendo sua mala de possíveis danos.

Características do plástico ABS
Quando comparado a outros materiais o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas, podendo ser utilizado normalmente em temperaturas que variam de -20°C a 80°C. Além disso, também funciona como um isolante elétrico.

Como mencionado, o ABS é um termoplástico, polímero artificial que, quando submetido a determinadas temperaturas, pode ser moldado com mais facilidade. Ele é formado por três monômeros — acrilonitrila, butadieno e estireno — com propriedades distintas, o que permite a produção de tipos diferentes do material.

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis.

O PVC pode alterar suas características para se adaptar a aplicações que exigem rigidez, como canos e tubulações. Já o PP, por ser dobrável com mais facilidade, está em outras aplicações, como embalagens.

HDPE: o polietileno de alta densidade é o plástico rígido usado para embalagens plásticas mais robustas, como recipientes de detergente para a roupa, bem como para aplicações de construção ou lixeiras.

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

grafeno

Material mais resistente do mundo
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.

tungstênio

Recordes de ponto de fusão
O elemento químico de ponto de fusão mais alto é o tungstênio, que se liquefaz a 3.414º C. Mas o atual detentor do recorde é uma cerâmica refratária feita com os elementos tântalo, háfnio e carbono (Ta4HfC5), que se funde a 3.942º C.

Os especialistas apontam que o policarbonato é capaz de resistir a até 130 º C de calor, oferecendo também 98% de proteção ultravioleta. Ao ser comparado com o PVC, a resistência do policarbonato é ainda mais elevada.

O policarbonato alveolar pode possuir propriedades térmicas que reduz a necessidade de potencializar o ar-condicionado, protege o ambiente da luz e do calor e ainda pode ser fornecido com retardante a chama.