Qual o planeta que não gira na mesma direção?

Perguntado por: npacheco7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra). Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas.

Todos os planetas giram em torno do Sol aproximadamente no mesmo plano e no mesmo sentido, e quase todos os planetas giram em torno de seu próprio eixo no mesmo sentido da translação em torno do Sol.

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.

Urano

A maioria dos planetas tem o eixo de rotação perpendicular ao plano do sistema, mas Urano é “deitado”, com uma inclinação de quase 98 graus.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Urano gira sobre seu próprio lado. É o único planeta a fazer esse movimento.

Por meio de observações, os pesquisadores notaram que as 82 luas que rodeiam Saturno estão se afastando do planeta em uma velocidade muito maior do que a que eles haviam estimado. Como consequência desse processo, Saturno se inclina cada vez mais.

Características do Planeta Vênus
Um dia em Vênus corresponde a 243 terrestres, a mais lenta rotação de todos os demais planetas. Enquanto a maioria gira sobre seu eixo em sentido anti-horário, Vênus apresenta rotação retrógrada (direção leste para oeste), o que pode ser o resultado de choques com asteroides e cometas.

MERCÚRIO

MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.

Resposta na lata: tudo sairia voando! “É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

A hipotética situação de o planeta parar de girar, ou seja, da Terra parar de realizar o movimento de rotação, é um mistério para os cientistas, que não sabem ao certo quais seriam as reais consequências da situação para os seres vivos. No entanto, uma coisa eles têm certeza: seria uma catástrofe.

Segundo a Lei da Inércia, um corpo tende a ficar em repouso, assim como tende a ficar em movimento, a não ser que uma força aja sobre ele. No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela.

Vénus gira sobre seu eixo a cada 243 dias terrestres – de longe, a mais lenta rotação entre todos os planetas. No equador, a superfície venusiana gira a 6,5 km/h, enquanto, na Terra, a velocidade de rotação é de cerca de 1 670 km/h.

Netuno leva 164 anos para dar uma volta completa em torno do sol e completar sua órbita. Já o movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) leva cerca de 16 h 11 min. Da mesma forma que seu vizinho mais próximo, Urano, Netuno tem o seu eixo de rotação inclinado e que não coincide com o centro do planeta.

O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres. Isto significa que um dia dura mais do que um ano em Vênus, que completa uma órbita completa ao redor do sol em 225 dias terrestres.

Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu mais um planeta fora do sistema solar. O novo planeta é denominado GJ3512b. A distância entre a Terra e o GJ3512b é de 369.000.000.000.000km, o equivalente à 39 anos-luz (um ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano).

Achado indica que planeta anão é mais geologicamente vivo do que pensavam cientistas. Uma série de vulcões de gelo em forma de domo foi identificada em Plutão, estruturas diferentes de qualquer outra coisa conhecida no nosso sistema solar.

Um disco azul claro e difuso, Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Seu lento movimento visto a partir da Terra o tornava impossível de ser identificado a olho nu. Fato este que marcou a história de sua descoberta.

Vênus

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o "irmão" do nosso.

Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.