Qual o planeta que gira Anti-horário?

Perguntado por: etaveira5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Urano

A maioria dos planetas tem o eixo de rotação perpendicular ao plano do sistema, mas Urano é “deitado”, com uma inclinação de quase 98 graus. E enquanto a maioria dos planetas gira no sentido “anti-horário” (se você estiver observando acima do polo norte), Urano gira no sentido horário.

Sendo assim, o sentido adotado até hoje depende de uma série de fatores, como as turbulências das colisões e os campos magnéticos em formação. Portanto, após muitos choques em várias direções, o último deles criou esse movimento de giro da Terra para o sentido anti-horário.

Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento.

Saturno

De madrugada, Saturno tornar-se-á novamente visível na direção leste, pouco antes do nascer do Sol, na constelação de Virgo.

Segundo a Lei da Inércia, um corpo tende a ficar em repouso, assim como tende a ficar em movimento, a não ser que uma força aja sobre ele. No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela.

“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Urano gira sobre seu próprio lado. É o único planeta a fazer esse movimento.

Urano

A maioria dos planetas tem o eixo de rotação perpendicular ao plano do sistema, mas Urano é “deitado”, com uma inclinação de quase 98 graus.

O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.

Por causa do movimento de rotação da terra,onde o sol ilumina apenas metade do globo. Por isso essa variação de dia e de noite. Enquanto o globo gira, uma parte se ilumina ,enquanto a outra vai entrando na escuridão. A diferença de horário do Japão e do Brasil é de 12 horas.

A Terra gira constantemente, mas não sentimos tontura nem percebemos esse movimento porque seu raio (metade do diâmetro da circunferência) é muito grande – mais de 6.000 quilômetros. Só ficamos tontos quando giramos em círculo e os objetos ou pessoas à nossa volta permanecem parados.

O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Planetas (18h30 – 22h30) – Os planetas Júpiter, Vênus e Marte (de oeste para leste) aparecem ao mesmo tempo no céu.