Qual o planeta mais raro do Sistema Solar?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Qual é o planeta mais raro?

Saturno
Planeta principal
Semieixo maior1 433 449 370 km 9,582 017 2 UA
Periélio1 353 572 956 km 9,048 076 35 UA
Afélio1 513 325 783 km 10,115 958 04 UA

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Órion era um gigante que ganhou de seu pai, Poseidon, o poder de andar pelas profundezas do mar ou mesmo pela sua superfície.

Seu sentido literal era o de “nascente”, isto é, “lugar onde nasce o sol” – em oposição a “ocidente”, de occidentis, onde ele morre. O elemento ori-, de “oriente”, também veio do grego e é o mesmo que se pode encontrar numa constelação de palavras em que se incluem “origem”, “oriundo” e “aborígine”.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

O planeta Kelt-9b, duas vezes maior do que Júpiter, registra temperatura de 4.300 graus. Durante anos, astrônomos de todo o mundo competem para encontrar o planeta mais parecido com a Terra fora do sistema solar.

Sedna

Dessa forma, a Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta segunda-feira (15/3) a descoberta de um possível décimo planeta do Sistema Solar. O objeto foi chamado de Sedna, em homenagem à deusa dos oceanos venerada pelos esquimós.

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

Mercúrio

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10.jan.2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle. O planeta tem 95% do tamanho da Terra e provavelmente é rochoso.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Planetas anões são corpos celestes que orbitam uma estrela. No nosso Sistema Solar, o planeta anão mais conhecido é Plutão, rebaixado em 2006 após a revisão das definições de planeta realizadas pela União Astronômica Internacional.