Qual o planeta descoberto desde o uso do telescópio?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior do Sistema Solar e foi o primeiro a ser encontrado por meio de um telescópio, pelo astrônomo William Herschel em 1781.

13 de março de 1781

Ele foi identificado em 1781, pelo pesquisador alemão William Herschel (1738-1822), por meio da utilização de um telescópio. A sua descoberta foi um importante momento para a história da astronomia. Porém, desde então foram realizados poucos estudos em relação ao planeta.

A Agência Espacial Nasa, com auxílio do Telescópio James Webb, confirmou a existência de um exoplaneta do tamanho da Terra. Um exoplaneta é qualquer planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e não pertença ao Sistema Solar, de acordo com a agência norte-americana.

Urano

Urano, o primeiro planeta do Sistema Solar identificado após a invenção do Telescópio.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu mais um planeta fora do sistema solar. O novo planeta é denominado GJ3512b. A distância entre a Terra e o GJ3512b é de 369.000.000.000.000km, o equivalente à 39 anos-luz (um ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano).

Apenas em 1610, Galileo Galilei descobriu existirem outras luas no sistema solar.

Hiparco

Os gregos foram os primeiros a fazer observações mais racionais e identificaram Marte como sendo uma das cinco estrelas errantes (planetas) do céu. O astrónomo grego Hiparco (160 - 125 a.C.) verificou que Marte nem sempre se movia de oeste para leste.

Clyde Tombaugh

Clyde Tombaugh foi um astrônomo estado-unidense, responsável pela descoberta do planeta anão Plutão, em 1930.

Para abrigar vida, podemos partir do exemplo do Sistema Solar. Com oito planetas, somente um é habitável. Mas, por quais motivos os demais não podem abrigar vida? Porque Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gasosos, ou seja, não têm solo.

Todos os quatro planetas gasosos possuem anéis! Júpiter, Urano e Netuno têm anéis muito finos e muito distantes dos seus planetas e, por isso, pouco visíveis.

Netuno

Netuno: tudo o que você precisa saber sobre o planeta azul.

O físico Galileu Galilei foi o primeiro a observar Saturno, em 1610. Com o seu telescópio simples, chegou a acreditar que os anéis seriam duas luas grandes ao lado do planeta.

De acordo com a Nasa, os mais de 5.000 planetas encontrados até o momento incluem mundos pequenos e rochosos como a Terra, gigantes gasosos muitas vezes maiores que Júpiter e os chamados “Júpiteres quentes”, que estão em órbitas extremamente próximas em torno de suas estrelas.

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Chamado de LHS 475 b, o corpo celeste tem 99% do diâmetro da Terra, ou seja, é praticamente do mesmo tamanho do nosso planeta. Além disso, ele está relativamente próximo a nós, orbitando uma anã vermelha na constelação Octans, a cerca de 41 anos-luz.