Qual o pior trava-língua?

Perguntado por: hribeiro8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Casa suja, chão sujo. Um ninho de mafagafos, tinha sete mafagafinhos. Quem desmafagar esses mafagafinhos bom desmagafigador será. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu

Colina essa que detém o título de nome mais longo do mundo e é um verdadeiro trava-línguas: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu. Para os locais, as 85 letras foram reduzidas e o relevo geográfico foi apelidado de Taumata Kitanatahu, ou apenas Taumata.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa.

Trava-línguas: uma brincadeira divertida e ótimo recurso para o processo de alfabetização. Leia rápido a frase abaixo: “Três tigres tristes para três pratos de trigo.

As palavras mais difíceis em Português
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.

Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.

O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.

Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico . A maior palavra do mundo não foi registada no dicionário, sendo registrada apenas em livros científicos e de medicina. Destarte, ela apresenta 189.819 letras.

O trava-línguas, assim como as adivinhas, as parlendas, cantigas de roda, e quadrinhas são textos populares e fazem parte da tradição oral brasileira, ou seja, foram criados para ser falados. Não se sabe quem os inventou, foram passados de geração para geração, de boca em boca, por isso, são de domínio público.

A maior palavra da língua portuguesa é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Com 46 letras, é a maior palavra dicionarizada da língua portuguesa. Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas.

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.

Multidisciplinaridade
Apenas com 21 palavrinhas, a multidisciplinaridade refere-se a que contém, envolve, distribui-se por várias disciplinas e pesquisas. Por exemplo: A matéria daquele professor na faculdade envolve muita multidisciplinaridade.

Com 46 letras, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico descreve indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas.

Amanhecer, Saudade, Descaminho, Reminiscência, Eloquência, Livro, Epifania, Inapetência, Florescências, Heráldico, Aconselhar, Indizível, Imbróglio, Panóplia, Integridade, Funâmbula, Entusiasmo, Heteronímia, Repleto, Xeque-mate.

Tonto, bobo, idiota… e sinônimos
São palavras ofensivas quando as pronunciamos fora de um contexto descontraído, sobretudo quando as dizemos com raiva e em um tom depreciativo. Trata-se de uma ofensa que se dirige à essência da pessoa.

Palavras desconhecidas são aquelas que não são usadas com frequência pelos falantes ou que têm um significado pouco conhecido ou específico. Algumas dessas palavras podem ser consideradas arcaicas, ou seja, que caíram em desuso com o tempo.

Difíceis é o plural de difícil. O mesmo que: improváveis, árduos, constrangedores, custosos, embaraçosos, exigentes, inacessíveis, laboriosos, penosos.

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos. Exemplos com mais: Ela é a mais bonita da escola.

As oito palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

  • Saudade.
  • Encanto.
  • Coragem.
  • Esperança.
  • Melancolia.
  • Epifania.
  • Inexorável.
  • Cafuné