Qual o pior tipo lixo?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O vidro e o metal, assim como o plástico, podem ser um problema gravíssimo. Estes tipos de lixo demoram milhares de anos para se decompor e acabam deixando para trás componentes químicos altamente prejudiciais para a sustentabilidade do planeta.

Classificação do Lixo
Pode ser domiciliar, industrial, hospitalar ou tecnológico. Além disso, há ainda uma divisão mais básica, em orgânico ou inorgânico. Orgânico é aquele que possui origem animal ou vegetal e inorgânico o que não possui.

Ainda segundo os números do desperdício divulgados pela CNN, só de resíduos plásticos são desperdiçadas seis milhões de toneladas. Papel ou papelão representam 4,7 milhões do índice de desperdício. Vidro com um milhão e alumínio com 185 mil também aparecem entre os principais materiais não reaproveitados.

"De todo lixo encontrado no litoral brasileiro, a maior parte é plástico.

1. Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos.

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Mas, além do lixo doméstico, há outros tipos de lixo que necessitam de cuidados especiais e podem causar danos severos ao meio ambiente e ao ser humano – lixo hospitalar, lixo químico, lixo nuclear.

Isso para que eles recebam um tratamento correto, por exemplo, os lixos: doméstico, público, orgânico, hospitalar, industrial, eletrônico, radioativo, espacial, dentre outros.

Com 1,6 milhão de metros quadrados de detritos e 79 mil toneladas de plástico, Grande Mancha de Lixo do Pacífico tem tamanho equivalente a duas vezes a área da França.

Kuwait, 5.72 quilos per capita por dia. Kuwait é um país árabe, que tem fronteiras com a Arábia Saudita e o Iraque. Com população estimada em torno de quatro milhões, o Kuwait há tempos tem problemas com fornecer seus cidadãos com água potável. É um dos países que mais produzem lixo no mundo, ocupando o topo da lista.

Segundo a Abrelpe, na lista dos principais resíduos no Brasil, o primeiro lugar é dos orgânicos. Eles representam cerca de 45% de tudo que é produzido no país. Em seguida vêm os plásticos, que são cerca de 17%.

Seja como for, a Suécia já quase não produz lixo. Desde 2011 que menos de um por cento dos resíduos são enviados para um aterro, uma parcela constituída por material que não pode ser incinerado ou reciclado.

Quando se trata de ranking, o Brasil está em muitos comparativos mundiais, porém, quando o assunto é reciclagem, estamos na lanterna. Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo.

Uma, no Oceano Índico, duas no Oceano Atlântico e duas no Oceano Pacífico. A mais famosa é chamada de Great Pacific Garbage Patch, em português, Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Está localizada entre o Havaí e a Califórnia.

É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.

O último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontou que durante o último ano registrado (2020), a concentração de CO2 na atmosfera bateu mais um recorde, apesar da queda nas emissões de combustíveis fósseis durante a pandemia de Covid-19.

São Paulo – Metal pesado encontrado em abundância na crosta terrestre, o chumbo é o poluente de maior ameaça em escala global: estima-se que 10 milhões de pessoas vivam em regiões contaminadas.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

A Classe A foi a que produziu menor quantidade de lixo, 10,9%. A Classe B, 15,4%; Classe Comercial, 9,4% e Classe D, 64,3% do lixo enviado para o aterro na época das pesquisas. A pesquisa revela dados preocupantes: o elevado índice de alimentos descartados.

Os principais descartes de lixo realizados no Brasil são: lixão, aterro sanitário e incineração.

O lixo urbano é classificado em: domiciliar, industrial, hospitalar e tecnológico. Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.