Qual o pior tipo de cego?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O pior cego não é aquele que não vê,e sim aquele que finge não enxergar,o pior surdo o que finge não ouvir,o pior mudo,o que não admite,e a pior mentira é enganar à si próprio.

“Você se faz de cego”. As pessoas usam essa expressão como se o fato de alguém ser cego o impedisse de perceber coisas óbvias e evidentes da realidade justamente pela a incapacidade de ver. Ou seja, frase completamente capacitista. O fato de percebermos o mundo de forma diferente não nos faz menos capazes!

Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

A pessoa que não consegue ser atraída por nada que é bom, tem cegueira espiritual. Quem se deixa levar pelos atrativos do mundo, da safadeza, de se sentir poderosa(o), sofre de cegueira espiritual”.

Significado conotativo (é o que decorre da interpretação metafórica da frase): «entre um grupo de gente distraída ou negligente, aquele que consegue identificar uma boa oportunidade está sempre em vantagem».

Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Quando vejo essa passagem do cego Bartimeu, fico pensando que todos somos um pouco ele.

De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento. De maneira geral quando a pessoa não enxerga mais luz a medicina atual ainda não pode ajudar.

Carro é movido com esgoto tratado
O carro conta com um recurso conhecido como “interface não visual”. Assim, sensores que registram todos os acontecimentos ao redor do veículo enviarão essas mensagens para o sistema central – e depois, para o condutor por meio das luvas.

A Lei 14.126/21, baseada em proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A nova lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.

Pessoas cegas são completamente capazes de trabalhar nas mais variadas funções, o que as bloqueia é a cabeça das outras pessoas que não têm uma visão ampla dessa situação. No ocidente, por exemplo, tem várias juízes, cozinheiros, arquitetos e outros profissionais renomados que são cegos.

O conhecimento sobre as cores no caso de pessoas cegas de nascença é representado numa região cerebral normalmente associada ao conhecimento de palavras que não têm referências sensoriais, como virtude ou justiça. Foi o que descobriu um estudo publicado na Nature Communications.

Em Rei Lear, uma das tragédias mais conhecidas de Shakespeare, um personagem afirma que é um castigo do tempo transtornado em que vivem, que os loucos guiem os cegos. Essa passagem vem à lembrança quando não sabemos ao certo se estamos frente a tragédias ou óperas-bufas.

“Os sujeitos cegos apresentam uma incapacidade de iniciar o sono no horário desejado, pois a deficiência de percepção de luz provoca um progressivo atraso no horário do início do sono.

Resposta verificada por especialistas
Sim, a lubrificação dos olhos independe da capacidade de visão.

Afinal, os cegos sonham? Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.

Antes de curar o homem que havia nascido cego, Jesus declarou: “Sou a luz do mundo”. (João 9:5) De quais maneiras Jesus concedeu a luz ao homem cego? (Ver João 9:6–7, 35–38.) O homem que havia nascido cego testificou várias vezes que Jesus o curara.

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

3 — «Homem prevenido vale por dois» é equivalente a «devemos tomar especial cuidado quando partimos para um lugar ou uma situação onde poderá haver perigo».

Isto significa que no âmbito da convivência em sociedade e mais especificamente ainda, no âmbito de nossos relacionamentos, existem realidades acontecendo de modo muito próprio e independentemente da nossa.

Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”. A cura de Bartimeu está registrada na Bíblia nos três Evangelhos Sinóticos (Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52; Lucas 18:35-43).