Qual o pior óleo para fritura?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Óleo de CANOLA

Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde.

Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácidos graxos que têm: Saturados: estáveis mesmo quando exposto ao calor e luz. Óleos com altos níveis de ácidos graxos saturados são a melhor escolha para cozinhar.

Óleos vegetais que você deve evitar devido ao seu alto teor de Ômega-6:

  • Soja;
  • Canola;
  • Milho;
  • Girassol;
  • Arroz;
  • Gergelim.

óleo de girassol

Os mais indicados para o preparo de ovos fritos são óleo de girassol, azeite ou óleo de coco. A manteiga, apesar de conferir um sabor especial ao ovo frito, possui um ponto de fusão (quando se torna líquida) muito baixo, por isso requer muito cuidado durante o preparo.

Óleo de milho: Opção rica em ômega 6, também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. No entanto, não deve ser levado ao fogo em temperaturas acima de 180ºC, para que não perca suas propriedades nutricionais.

azeite

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis.

Ao analisar o comportamento do azeite durante a fritura, os estudos concluíram que se trata do óleo que apresenta maior estabilidade no processo oxidativo, mantendo rica sua composição de ácido oleico e contribuindo para a redução do colesterol LDL (o ruim), sem afetar o HDL (o bom), permitindo o equilíbrio entre os ...

Óleo de CANOLA

Afinal, qual o pior óleo para cozinhar? Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

azeite

Quando falamos de uma alimentação saudável, o tipo extravirgem é, sem dúvidas, o melhor azeite, pois é puro e extraído apenas das azeitonas — ou seja, não contém misturas com outros óleos.

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, descobriram que óleo de soja, geralmente usado para cozinhar alimentos, pode causar mutações genéticas no cérebro.

Banha de porco nada mais é que a gordura do porco que pode atingir, ao contrário da maior parte das outras gorduras, altas temperaturas sem a liberação de compostos tóxicos, sendo uma opção muito mais saudável para o preparo de alimentos”, comentou a nutróloga Dra.

Sendo assim, para preparos, como assados e grelhados, o óleo de girassol seria o mais recomendado. Para as frituras, contudo, ele não é uma boa opção, já que como mencionado anteriormente, ele atinge o ponto de fumaça mais alto. Nesse caso, é preferível optar pelo óleo de soja ou pelo de canola.

A desvantagem mais popularmente citada em relação a fritar com azeite de oliva é que se trata de um óleo cujo “ponto de fumaça” é muito baixo. O ponto de fumaça é tecnicamente o ponto de aquecimento do óleo em que ele começa a se degradar e liberar substâncias relativamente tóxicas e nocivas à saúde.

Use água para fritar
Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga - que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira.

“Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo.

Cientistas descobriram que substituir a gordura saturada na dieta por gorduras insaturadas reduz o nível de LDL --popularmente chamado de colesterol ruim -- no sangue. Os pesquisadores ainda apontaram que, entre as gorduras insaturadas, os óleos de sementes --como o de girassol -- são os que têm melhor efeito.

Nutricionista lista três óleos de cozinha mais saudáveis para consumo

  • Azeite. Rico em gorduras saudáveis e muitos nutrientes, o azeite se preserva bem às temperaturas por ser rico em antioxidantes. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de canola.

óleo de canola

O óleo de canola é pobre em gorduras saturadas e pode ser aquecido a uma temperatura de 200ºC graus, ou seja, é indicado para frituras sob imersão.

É preciso ofertar fontes de Gorduras boas ao corpo (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas). A Gordura Monoinsaturada tem efeitos positivos no metabolismo, então Azeite, Abacate e Castanhas são fontes boas, além do pool de compostos importantes que eles oferecem ao nosso corpo!