Qual o pior mês de enjoo na gravidez?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Quando os enjoos da gravidez terminam? Muitas grávidas relatam enjoos e náuseas durante todo o primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Esses sintomas podem ser mais intensos no segundo e terceiro mês e ficam mais leves a partir do quarto e quinto mês.

Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas
O estômago vazio piora a náusea! Por isso, evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal, por exemplo.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Os alimentos a serem evitados
É aconselhável evitar alimentos muito gordurosos, com muito açúcar, muito condimentados ou apimentados, por terem aceitação mais baixa em um período mais vulnerável para os sintomas de mal estar. Evitar ingerir líquidos durante as refeições é outro conselho.

O segundo trimestre é conhecido como o período de lua-de-mel da gravidez por um bom motivo. Seu corpo já vai ter se adaptado à onda de hormônios da gravidez, então você se sentirá menos cansada no segundo trimestre e poderá começar a se preparar para a chegada de seu pequenino.

Antes do desenvolvimento do pênis ou vagina, os fetos possuem o tubérculo genital. Existem estudos que associam a inclinação do órgão com o desenvolvimento em menina ou menino. Se o tubérculo estiver a mais de 30 graus em relação à coluna, o feto é masculino. Caso esse ângulo seja menor, é feminino.

A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o primeiro trimestre de gestação.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

Suco de laranja
Se frutas cítricas ajudam a diminuir a náusea, outra opção de suco para enjoo é a laranja. Ela também é rica em ácido fólico e ajuda a aliviar a náusea e a vontade de vomitar.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração. O resultado? Músculos mais definidos e aparentes, barriga chapada e mais sarada.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Neste caso é importante ter o acompanhamento do médico e relatar a sua falta de apetite e outras possíveis mudanças no humor. Ele irá analisar e se necessário a encaminhará a acompanhamento psicológico.

- Sim, sede e fome são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas de gestação. Isso acontece por causa das transformações metabólicas que ocorrem no organismo. Mas não há com o que se preocupar, até porque a recomendação é que você beba mais líquidos nessa fase – de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo.

O excesso de calor, com temperatura corporal da mãe acima de 38,8°C por mais de dez minutos, aumenta o risco de aborto e de malformações congênitas.

A gravidez masculina, também chamada de síndrome de Couvade, é um quadro no qual o homem passa a desenvolver alguns sintomas típicos da gestação, juntamente com sua companheira. Em alguns casos de gravidez masculina, o abdome do homem pode aumentar de volume, tal como se estivesse “grávido”.

Dor de Estômago no Primeiro Trimestre
Durante os 4 primeiros meses é comum que as dores sejam mais fortes, gerando um desconforto de queimação maior do que nos demais meses. É normal não apenas sentir dor no estômago e enjoo como também disfunções no intestino1, que costuma ficar mais lento.

Dentre os medicamentos, o Paracetamol na gravidez é seguro e o Ibuprofeno pode ser prescrito por um período muito curto no primeiro e segundo trimestre. No período de pós parto, a frequência de dor de cabeça aumenta, a maioria dependendo do retorno da enxaqueca, porém também , como resultado da anestesia epidural.

Podemos utilizar o Paracetamol e Dipirona, durante toda a gestação, com preferência para o primeiro. Os AINEs não são utilizados no terceiro trimestre, mas podem ser usados no primeiro e segundo trimestres (apesar de não ser uma prática comum).

Sintomas de gravidez em homens
Quando o homem se envolve profundamente com a gestação, ele pode desenvolver a Síndrome de Couvade, também conhecida como gravidez psicológica. Nesse caso, o futuro pai pode ter sintomas semelhantes aos da gestação, como náuseas, tonturas, irritabilidade e sensibilidade emocional.