Qual o pior grau de acne?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Pessoas com acne grave têm um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda). Na acne cística, as pessoas têm cistos consistindo em nódulos grandes, vermelhos, dolorosos e cheios de pus que podem se fundir sob a pele formando abscessos maiores e supurativos.

Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.

Para quem o Roacutan é indicado? Por se tratar de um medicamento forte, é indicado principalmente para pacientes que sofrem de acnes graves, ou seja, que estão em grau 4 ou acima.

Mas no geral, o que mais piora a acne são alimentos já conhecidamente prejudiciais à saúde, como industrializados e ultraprocessados, muito gordurosos, embutidos, frituras e a combinação de carboidratos ruins: "Como por exemplo sorvete e brigadeiro", cita a dermatologista.

Uma solução popular para amenizar cicatrizes da acne consiste num peeling à base de TCA (ácido tricloroacético). Qualquer peeling acima de 10% é considerado de grau médico, o que significa que pode pode ser mais profundo do que a epiderme (camada exterior da pele).

A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.

Cicatrizes causadas por acnes, ou qualquer que seja a sua causa, possuem um caráter de irreversibilidade, sendo bem difícil sumirem por completo. Mas, a boa notícia, é que existem muitos tratamentos que melhoram as cicatrizes e deixam o paciente mais feliz com a textura de sua pele.

Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.

Acne grau 1: comedogênica
A acne de grau 1 é aquele tipo mais comum durante a adolescência, a dermatologista explica mais sobre. “A acne pode ser classificada em acne grau, ou acne comedogênica, quando não é inflamatória.

Então quando a espinha ultrapassa a barreira da derme, aprofundando-se na espessura da pele, aumenta o risco de cicatriz, já que se interrompe ali a produção de colágeno e elastina". Por isso, nada de espremer espinha sozinho em casa.

Já no grau 3, além do cravo e espinha, surgem também nódulos, que são lesões profundas, dolorosas, vermelhas e muito inflamadas – nesse caso, o tratamento é com isotretinoína, um remédio forte e com algumas restrições de uso.

No início do tratamento, em especial no primeiro mês, pode ser que você observe uma piora no quadro da acne.

Quais são as alternativas estéticas?

  • Ácido retinóico em gel.
  • Ácido retinóico em creme.
  • Tazaroteno gel e creme.
  • Adapaleno loção e gel.

um tratamento que dizem que faz efeito 100% e que pode ocorrer de voltar 1 ou 2 espinhas, mas não voltar tudo, até pior.

A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.

Alimentos que contenham vitamina A já que eles diminuem a produção das glândulas sebáceas. Alguns exemplos: brócolis, agrião, salsinha, espinafre, cenoura, abóbora e mamão. Alimentos que possuem vitaminas B6, pois ajudam a regular as taxas hormonais. Entre eles, banana, abacate, sementes, salmão e carnes vermelhas.

Saiba como diminuir espinhas

  • 1 – Limpe a pele com frequência.
  • 2 – Faça limpeza de pele com um profissional.
  • 3 – Use protetor solar.
  • 4 – Experimente uma loção adstringente.
  • 5 – Aplique tônicos.