Qual o pior exame que existe?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Vamos à lista:

  • ultrassom de tireoide sem anormalidades à palpação. ...
  • testes cardíacos "de rotina" ...
  • Consulta médica anual em pessoas saudáveis. ...
  • Densitometria óssea em mulheres com menos de 65 anos. ...
  • Raios-x de seios da face. ...
  • 10) Qualquer exame em indivíduo assintomático e sem fatores de risco. ...
  • Conclusões. ...
  • PARA SABER MAIS:

Segundo pesquisa, entre as variações mais altas estão exames de colesterol, hemograma e hepatite C, considerados de baixa complexidade.

Tomografia computadorizada (TC)
Também conhecido como tomografia axial computadorizada, a tomografia computadorizada é um tipo de exame de diagnóstico por imagem que permite que os médicos vejam seções transversais do corpo.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Confira a seguir 5 exames de rotina comuns e qual é a finalidade de cada um:

  • Hemograma. É um dos exames de sangue mais solicitados pelos médicos. ...
  • Colesterol e glicemia. ...
  • Dosagem de hormônios da tireoide. ...
  • Exame de urina tipo 1 e urocultura. ...
  • Pressão arterial.

O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

A troponina T é uma proteína encontrada no músculo cardíaco. Medir essa substância usando um exame de sangue para o coração conhecido como troponina T de alta sensibilidade ajuda a diagnosticar um ataque cardíaco e a determinar seu risco de doença cardíaca, mesmo que ainda não haja sintomas.

São eles: radiografia, mamografia, cintilografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) e endoscopia.

O ultrassom é um exame de imagem muito confiável na hora de fornecer imagens de qualidade para investigar diversos órgãos do corpo humano.

A cintilografia de corpo inteiro ou pesquisa de corpo inteiro (PCI) é um exame da Medicina Nuclear para avaliar se as células cancerígenas se espalharam para outros órgãos, sendo esta eventual disseminação à distância descrita como metástase.

A ressonância magnética de corpo inteiro (RMCI) é um meio rápido, confiável, seguro e preciso de se detectar doenças por todo o corpo. É uma técnica de imagem nova e promissora que pode apresentar elevada sensibilidade na detecção de tumores. As vantagens da RMCI foram apontadas em vários artigos recentes.

Veja quais consultas devem ser feitas

  1. Clínico geral. O clínico geral é uma especialidade médica muito importante. ...
  2. Cardiologista. Agora, falando de uma área mais específica, o médico cardiologista é um profissional indispensável, sobretudo nos dias atuais. ...
  3. Ginecologista. ...
  4. Urologista. ...
  5. Nutricionista.

A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.

Contra-indicações. A ressonância magnética é contraindicada para pessoas que tenham implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é indicado para mulheres grávidas.