Qual o pior dos 7 desperdícios?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A superprodução pode gerar outros desperdícios, por isso alguns estudiosos do Lean Manufacturing, e o próprio Taiichi Ohno, o consideravam como o 'pior dos desperdícios'.

O desperdício por defeito envolve o descarte dos recursos (tempo, matéria prima e mão de obra) utilizados para a produção da peça com defeito e ainda a necessidade de despender mais recursos para realizar a refação do produto defeituoso.

Os 08 Tipos de Desperdício
O foco está nos oito tipos de desperdício: superprodução, defeitos, estoque excessivo, atividades desnecessárias, transporte excessivo, longas esperas, movimentação desnecessária e capital humano mal aproveitado.

São etapas desnecessárias na produção ou na prestação de um serviço que prolongam a chegada do resultado final ao cliente. Para corrigir esse desperdício, é necessário estudar tanto os processos da empresa quanto saber o que o cliente espera do seu negócio.

Os sete desperdícios, ou Muda, é um conceito-chave na gestão Lean. A identificação das 7 formas de desperdício o ajudará a otimizar recursos e aumentar a lucratividade. Também o ajudará a encontrar as partes exatas do processo de trabalho que precisam ser melhoradas.

Ao identificar a perda de tempo de espera, é possível implementar melhorias para reduzir ou eliminar esse desperdício. Algumas soluções incluem a melhoria do fluxo de trabalho, o balanceamento das atividades, a redução de gargalos e a otimização do uso de recursos.

Existem alguns tipos de tempos que auxiliam no momento de identificar desperdícios: Tempo Cíclico: É o tempo em que ocorrem todos os ciclos de todas as peças. Ex: Colocar a peça na máquina e acionar. Tempo periódico: É o tempo de uma atividade em que ocorre a cada determinado número de peças.

O desperdício de espera ocorre quando os recursos humanos ou materiais são obrigados a esperar desnecessariamente em função de atrasos na chegada de materiais ou indisponibilidade de recursos, incluindo informações.

Vivemos em um tempo em que a insegurança alimentar atinge milhões de pessoas. Além disso, estamos perdendo recursos naturais e os problemas ambientais devem ser levados em consideração. Então devemos todos nos responsabilizar contra o desperdício, tanto do ponto de vista coletivo como individual, em casa”.

O desperdício de alimentos é um fator potencializador da insegurança alimentar e da fome no mundo. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), mais de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada a cada ano entre as fases de pós-colheita e a venda no varejo.

Entenda os “7 desperdícios” que uma empresa pode ter

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

Além disso, deu origem a uma filosofia organizacional chamada Lean Thinking, que inclui os 3 desperdícios: muda, mura e muri. Na busca por identificar e eliminar os desperdícios, que é o verdadeiro foco da melhoria contínua, é muito importante compreender estes 3 termos importantes.

Esse desperdício se refere à produção excessiva de produtos ou serviços antes da demanda do cliente, ou a produção de mais unidades do que as necessárias. A produção excessiva aumenta o custo de produção e o estoque desnecessário.

8 desperdícios comuns que podem estar afetando o rendimento da sua empresa

  1. Conhecimento. ...
  2. Defeitos e retrabalho. ...
  3. Espera. ...
  4. Estoque. ...
  5. Movimentos desnecessários. ...
  6. Processamento impróprio. ...
  7. Produção excessiva. ...
  8. Transporte.

Gargalos são a razão pela qual seus projetos são caros e lentos. Aprenda a encontrar e resolver gargalos de processo para estabelecer um fluxo previsível e suave. O que é a Liderança Compartilhada para o Lean?

O Lean tem como objetivo reduzir os desperdícios, que são qualquer ação ou etapa em um processo que não agrega valor ao cliente. Eles foram categorizados em 7 desperdícios (hoje são 8) por Taiichi Ohno.

Esses cinco princípios são:

  • Identificar valor;
  • Mapear o fluxo de valor;
  • Criar um fluxo de trabalho contínuo;
  • Estabelecer um sistema de produção puxada;
  • Facilitar a melhoria contínua.