Qual o pior anti-inflamatório para os rins?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um dos grupos de remédios nefrotóxicos mais comuns no acometimento dos rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES).
...
Portanto, é fundamental evitar o uso sem acompanhamento de AINES, como:

  • Diclofenaco;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Nimesulida;
  • Indometacina;
  • Cetoprofeno;
  • Ácido mefenâmico;
  • Piroxicam;

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

A nimesulida é um antiinflamatório, que se utilizado em altas doses ou por muito tempo pode levar a perda de função renal, e, em ultimo caso, até perda completa do orgão. Isso não ocorre apenas com a nimesulida.

O Naproxeno (Naprozyn®, Flanax®) foi o anti-inflamatório que se mostrou mais seguro do ponto de vista cardiovascular. Vale lembrar que muitas dessas medicações costumam provocar efeitos como sensação de queimação no estômago, e a prescrição associada de um protetor gástrico pode ser uma boa medida.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

A associação do diclofenaco com a ciclosporina pode aumentar a toxicidade da mesma, potencialmente levando a riscos de disfunção renal, colestase e parestesias, assim como o uso de digoxina também pode ter aumento de toxicidade associada a náuseas, vômitos e arritmias.

Alternativas. Alternativas a estes medicamentos incluem analgésicos comuns (paracetamol, Tylenol, dipirona, Novalgina, Lisador) e opióides (como por exemplo tramadol, Tramal ou Tylex). Cuidado com a auto-medicação! Na dúvida, consulte um médico.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

O tandrilax tem diclofenaco em sua formulação. O diclofenaco é uma substância antiinflamatória que se tomada a longo prazo ou sem orientação médica pode afetar a função renal. Não deve ser feito ou usado com cautela (sob supervisão médica) em pacientes que já possuem doença renal.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

O VIOXX é o novo medicamento para tratar a dor e a inflamação, foi lançado no Brasil pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, no Brasil, sendo atualmente o terceiro mais vendido na classe dos antiinflamatórios.

De acordo com a endocrinologista, uma forma de diminuir o uso de anti-inflamatórios é substituí-los por analgésicos como dipirona ou paracetamol, por exemplo.

Tylex 30mg 24 Comprimidos é utilizado para alívio de dores moderadas a intensas como aquelas causadas por traumatismo, pós-operatório, pós-extração dentária, dor nas costas, neuralgia, dores articulares e outras. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Use de acordo com a prescrição médica.

Diclofenaco Potássico é um anti-inflamatório para o tratamento de curto prazo nos distúrbios relacionados a entorses, distensões e lesões. Ainda é eficiente no alívio das dores e inflamação no pós-operatório, condições ginecológicas dolorosas, incluindo períodos menstruais, e diferentes tipos de reumatismos.

Em casos muito raros, especialmente em pacientes com histórico de doença dos rins, pode ocorrer agravamento função dos rins (insuficiência renal aguda), em alguns casos com diminuição ou ausência da produção de urina (oligúria ou anúria), ou perda de proteína através da urina.

Como o medicamento é eliminado principalmente pelos rins, este deve ser administrado com cuidado caso você tenha prejuízo da função hepática ou renal (do fígado ou rins). Em caso de problema grave na função dos rins o medicamento é contraindicado.

Sim, o Dorflex pode ser usado, eventualmente, por pacientes com doença renal crônica.