Qual o pinguim mais raro do mundo?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O pinguim-gentoo escuro foi encontrado pelos cientistas em 2022. A observação não é inédita para essa família de animais, pois outro grupo avistou um pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) também com melanismo em 2010.

Os pinguins são aves com corpo hidrodinâmico e adaptadas à natação. Esses animais pertencem à ordem Sphenisciformes, e, atualmente, são descritas 18 espécies, distribuídas do continente Antártico até as ilhas Galápagos. As espécies variam muito em tamanho, existindo algumas que atingem mais de 1 metro.

  • PINGÜIM-ADELIE (Pygoscelis adeliae)
  • PINGÜIM-DE-GALÁPAGOS (Spheniscus mendiculus)
  • PINGÜIM-GENTOO (Pygoscelis papua)
  • PINGÜIM-DE-MAGALHÃES (Spheniscus magellanicus)
  • PINGÜIM-REI (Aptenodytes patagonicus)
  • PINGÜIM-AZUL (Eudyptula minor)
  • PINGÜIM-IMPERADOR (Aptenodytes forsteri)

O aparecimento de pinguins na costa brasileira é bastante comum, pois todos os anos esses animais se lançam ao mar em busca de alimento. Eles migram desde a Patagônia Argentina e Ilhas Malvinas, onde existem colônias de reprodução, mas alguns acabam se perdendo do grupo, e são encontrados em nossas praias.

Seus predadores naturais incluem a orca, foca-leopardo e tubarões.

Pinguins são aves características do hemisfério Sul, em especial da Antártida. Ao contrário do que se pensa, nem todas as aves voam e algumas conseguem fazê-lo apenas a pouca distância, como é o caso da galinha. Mesmo sendo aves, os pinguins não voam.

As aves, da colônia Adelia, seriam um milagre da evolução e fazem o que nenhuma outra espécie de pingüim consegue fazer: voar.

Ela afirma que recolher os pinguins e levá-los para dentro de casa não é recomendado. "Temos que tomar cuidado porque tem um risco para o animal e transmissão de doenças para as pessoas, doenças respiratórias. O pinguim é um animal selvagem e pode picar", alerta a bióloga. Além de perigoso, o ato é ilegal.

Eudyptula minor

O pinguim-azul ou pinguim-fada (Eudyptula minor) é o menor pinguim do mundo, esta ave não voadora tem uma altura média de 30 cm e um peso de 1,1 a 1,2 kg.. Esta espécie é encontrada nas costas Sul da Austrália e Tasmânia, Nova Zelândia e Ilhas Chatham.

Os pinguins desempenham uma função muito importante no ecossistema em que vivem. Eles fazem parte de uma teia alimentar ajudando no controle de diferentes espécies e servindo de alimento para outros animais.

Os pinguins são bem adaptados à natação, pois possuem corpo alongado e asas modificadas em musculosas nadadeiras. Suas penas são mais curtas e ocorrem em maior número do que na maioria das aves, protegendo-os do frio e impedindo o contato da pele com a água.

No topo da lista, o popstar da Antártida – o fofíssimo pinguim-de-adélia.

A maioria das espécies de pinguins apresenta a coloração preta e branca, que ajuda na camuflagem. Esses animais servem de presa para focas, baleias, leões-marinhos e tubarões.

O ano que contabilizou a maior quantidade de pinguins no litoral do Brasil foi 2018, com um total de 12.230, entre janeiro e novembro, destacando Santa Catarina, com 6.861. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs que, juntos, atuam em 10 estados litorâneos, em regiões onde a companhia atua.

Embora seja comum encontrar imagens de ursos polares e pinguins juntos, os dois vivem em polos opostos. Os ursos polares vivem no Ártico, um enorme mar congelado cercado por continentes. Pinguins vivem na Antártida, um continente coberto de gelo cercado por oceanos.

Antártida

Eles são encontrados apenas no Hemisfério Sul
Embora algumas pessoas achem que podem encontrar pinguins em qualquer lugar frio, eles vivem, principalmente, em diferentes climas pelo Hemisfério Sul e estão mais concentrados na Antártida.