Qual o pH da creolina?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

8.5-9.5

Aparentemente se apresenta em forma líquida ligeiramente turva de cor âmbar escuro, homogêneo, isento de partículas, odor forte característico e pH 8.5-9.5.

É um desinfetante e germicida, com comprovada ação bactericida e fungicida, de uso veterinário, e com eficácia comprovada como desinfetante de instalações rurais tais como: granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões.

Sob hipótese alguma deve ser usado álcool, creolina ou qualquer produto desinfetante no animal, como explica a médica-veterinária e especialista em homeopatia Mônica de Souza.

A creolina, uma solução aquosa alcalina com mistura desses cresóis, é um desinfetante muito forte, usado principalmente em agropecuária.

O ideal, portanto, é substituí-lo por água sanitária, vinagre ou detergente.

Nunca use "Creolina" ou "Óleo de Neem" na forma pura. Se precisar de volumes maiores, adeque a dose de acordo com a quantidade de água. Pode pulverizar o caule e a base das plantas, também, pois algumas pragas se localizam nestes locais.

Creolina assegura comprovada ação bactericida sobre os microorganismos. A Creolina age como desinfetante de instalações pecuárias, tais como: pocilgas, galpões, estábulos e no preparo do campo operatório em pequenas e grandes intervenções cirúrgicas também é eficaz no tratamento de miíases (bicheiras).

Modo de uso
Para o uso de germicida, diluir 2,0% em água e manter a solução em contato com toda a superfície que será desinfetada, durante 10 minutos. Desse modo, deve-se usar 2,5 litros de água para 50 ml de creolina ou 5 litros de água para 100 ml de produto.

Para eliminação da praga, é necessário desinfetar todo o ambiente, de preferência aplicando vassoura de fogo nos poleiros, ninhos, comedouros, bebedouros, e em cada canto do galinheiro. Uma opção é lavar tudo com creolina ou cloro puro.

Caroline Pereira, médica dermatologista, cita outros riscos da creolina: Náusea, vômitos e desmaio se for inalada. Dependendo do tempo de contato com as vias respiratórias, pode causar problemas no coração, fígado e rins.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o uso da creolina na limpeza das calçadas não é proibido. Na internet, a limpeza de calçadas com o desinfetante é indicada por veterinários como forma de evitar que o odor da urina de um cachorro atraia outros para o local.

Quando você notar as larvas, deve procurar um veterinário imediatamente, pois passar óleo queimado, gordura de porco ou creolina não vai resolver o problema.

Modo de usar e posologia
A CREOLINA PEARSON é um produto de uso externo. Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. Como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0 % em água.

CREOLINA e de fácil manuseio, de uso externo, sendo diluído em água pode-se dar banho em animais infestados por pulgas e carrapatos. Para cada litro de água, duas gotas de CREOLINA , podendo pulverizar os canis as paredes e roda pés dos locais onde os animais dormem.

Não se esqueça que também deve ser aplicada em pisos, paredes e tetos. Tecidos: no caso de alguns tecidos, será conveniente fazer uma pulverização com o produto por todas as roupas de camas, edredons e tapetes. Deixe agir: na hora de usar creolina este produto precisa agir por dez minutos a meia hora no mínimo.

Indicado como desinfetante de instalações rurais, tais como: granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões. No preparo do campo operatório, em pequenas e grandes intervenções cirúrgicas. Assegurando o mais amplo espectro de ação bactericida e fungicida sobre os microorganismos.

Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico. Eles estão presentes em muitos aspectos de nossa sociedade, tais como em medicamentos, fungicidas, bactericidas, desinfetantes, diversos objetos e, infelizmente, estão presentes até mesmo em drogas.

Desinfetante Creolina de uso geral, com poder bactericida é indicado para desinfecção de vasos sanitários, ralos, recipiente para lixo domestico limpeza de pisos, azulejos e superfícies laváveis. Aplique o produto diretamente na superfície contaminada deixando agir por alguns minutos.

Quando o animal for exposto por engano a este agente químico (creolina), o importante é lavar a área com muita água fazendo o possível para retirar o máximo do produto e levá-lo imediatamente ao veterinário, pois é um tratamento bastante complicado e muitos animais acabam morrendo.

Dalila Saneantes

FÁBRICA DE CREOLINA RECONHECIDA NO MERCADO. A Dalila Saneantes é uma empresa brasileira que fornece o desinfetante creolina, e assim possui capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas de produtos de limpeza de diversos tipos e 2,5 mil toneladas de produção de soda cáustica em escamas.