Qual o peso específico do óleo?

Perguntado por: lboaventura2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

0,82

Um óleo tem seu peso específico relativo igual a 0,82.

O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².

A densidade do óleo é de aproximadamente 0,8g/L. Sendo assim, cada litro de óleo apresenta uma massa de cerca de 800g, enquanto 1kg de óleo equivale a 1000g desse material.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

960 gramas

Considere que 1 litro de óleo de soja pesa aproximadamente 960 gramas.

0,918 g/mL

Já a densidade média foi de 0,918 g/mL para o óleo refinado e 0,908 g/mL para o óleo usado.

1000 gramas

Um litro de água pesa um quilograma, ou mais precisamente, 1000 gramas.

A massa específica da água é de aproximadamente 1000 kg/m3. A densidade é uma propriedade física que diz respeito à massa de um corpo sobre o seu volume. O peso específico é uma propriedade física que diz respeito à força peso em um corpo sobre o seu volume.

Densidade absoluta (r) de uma substância é o quociente da massa (m) de uma porção de substância pelo volume (V) que ela ocupa. Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa.

Fonte: IBGE – Pesquisa de Estoques 1/ A conversão de m3 para tonelada utilizando o peso específico de 0,75 tonelada/m3 (grãos de soja, milho, arroz, sorgo, trigo, entre outros).

A massa específica de um fluido diz respeito à quantidade de matéria contida em um certo volume. Pode ser calculada por meio da massa do fluido dividida pelo volume ocupado por ele.

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água.

Será a diferença entre suas densidades? Para responder a essa pergunta, vamos comparar as densidades dos líquidos usados neste artigo. A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água.

- Óleos mistos como, por exemplo, o óleo de café-verde, também são mais densos.

Então, se formos considerar 1 litro de água, ele será equivalente a 1 kg, pois sua densidade é 1.

Nesse sistema, em vez do litro, quem reina é o galão, que equivale a 3,6 l. Portanto, convencionou-se que o volume da embalagem de óleo por aqui seria equivalente a um quarto de galão, ou 900 ml – o valor mais próximo do nosso bom e velho litro que as máquinas yankees conseguem entender.

O estado físico em temperatura ambiente é a principal diferença. Enquanto os óleos são líquidos, as gorduras são sólidas, nas mesmas condições. Além disso, nos óleos predominam glicerídeos de ácidos insaturados e nas gorduras predominam glicerídeos de ácidos saturados.