Qual o peso específico da água em KN m3?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sabendo que o peso específico da água é de 9,8 kN/m3 e qu...

Também podemos calcular o peso específico multiplicando a densidade (ou massa específica) do material kg/m³, pela aceleração da gravidade m/s².

Como a densidade da água é 1 , temos que o volume calculado será a massa da água contida neste volume. Mas massa não é peso. Para calcularmos o peso desta massa precisamos multiplicá-la pela força da gravidade.

Quando está em estado líquido, a densidade da água é de aproximadamente 0,99 g/cm³ (noventa e nove décimos de grama por centímetros cúbicos), ou 1 g/cm³ (um grama por centímetros cúbicos). Essa densidade se refere a água em uma temperatura ambiente, ou seja, cerca de 20°C.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Dados: Densidade da água: 1 g/cm3 =1000 kg/m3 Gravidade local: 10 m/s - Matemática.

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume.

Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa. Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.

O peso cubado é o valor que representa o espaço que a carga realmente ocupa no veículo. Para calculá-lo, basta multiplicar a metragem cúbica (altura X largura X comprimento) pelo fator de cubagem.

1 kg

A água tem uma densidade de 1 kg/l, o que significa que 1 litro de água tem uma massa de 1 kg.

1.000 gramas

Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.

O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².

Resposta verificada por especialistas. 1 m³ de água corresponde a uma massa de 1.000 Kg.

No momento da instalação, é preciso avaliar com cuidado se a estrutura aguenta o peso. Uma caixa de 500 litros pode pesar até 600 kg por causa do movimento da água.

997 kg/m³

um grama por centímetro cúbico

A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em 25 ºC, pois em temperaturas mais baixas a densidade da água diminui. Outros fatores que interferem na densidade da água são: temperatura, pressão e salinidade.

d = 1,1 g/mL
A densidade também varia conforme a temperatura. Por exemplo, ao se tornar gelo a uma temperatura abaixo de 0ºC, a densidade da água fica menor do que no estado líquido, passando para 0,92 g/cm3.

De uma maneira simplificada um 1 kN equivale a 100 kgf (Kilo Grama Força), sendo assim, um mosquetão com carga de ruptura de 25 kN suportaria 2500 kg.

20 kilonewton de força é igual a 2039.43 kilograma de massa.

Se assumimos que a aceleração da gravidade é 9,8 m/s², podemos simplificar arredondando o valor para 10 m/s², o que faz com que 1 kN tenha o equivalente a 100 kgf.

1 kN (quilonewton) tem aproximadamente 0,1019716 tonelada-força (tf).