Qual o peso de uma botija de gás cheia?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Sabemos que um botijão P13 tem 13 quilos, um P45 tem 45 quilos, e assim em diante.

No Brasil existem botijões com capacidade de 2kg a 90kg de gás, e cada um deles possui um peso cheio, e outro peso diferente quando vazio. Eles levam o nome de acordo com a sua capacidade, o botijão de 2kg, chama P2, o de 5kg, chama P5, e assim por diante.

Os botijões de gás com capacidades menores, como P2 (2 kg), P5 (5 kg) e P8 (8 kg), são utilizados geralmente em comércios ambulantes na área alimentícia, em lampiões de acampamentos ou por quem tem baixo consumo residencial.

Sabemos que um botijão P13 tem 13 quilos, um P45 tem 45 quilos, e assim em diante.

Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.

É considerado o tamanho ideal para o uso residencial. Dependendo da frequência de uso, esse gás pode durar, em média, cinquenta dias. Se usássemos a medida em horas podemos dizer que um botijão de 13kg dura cerca de 40 horas. Uma residência que possui cerca de dois moradores pode durar por dois meses ou até mais.

Botijao de gas vazio ( 13 kg) r$ 40,00.

O botijão azul que diferencia a marca das demais, representa a qualidade do produto, identificada na chama azul, indicando a combustão completa do gás.

Existem atualmente no Brasil basicamente 7 tipos diferentes de botijões de gás, com vasilhames que armazenam 2kg, 5 kg, 8 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg e 90 kg. No Brasil, o uso de GLP é proibido para uso em veículos automotores, com exceção de empilhadeiras movidas a GLP nas quais são utilizados botijões tipo P20.

Os botijões de utilização industrial no mercado nacional, vendidos nos modelos P20 e P45 distribuídos no triciclo, possuem respectivamente em média tara 26 quilos e 35 quilos, portanto seu peso bruto total é de respectivamente 46 quilos e 80 quilos.

27 quilos. A informação do peso do vasilhame consta no casco do gás de cozinha. Portanto, para conferir se o peso está correto, basta pesar o produto cheio e verificar se o peso do vasilhame informado + os 13 Kg da recarga estão corretos.

Então, um botijão P-13 contém 5,2 metros cúbicos (13kg / 2,5kg/m³ = 5,2 m³).

Deve-se saber que o peso do botijão irá depender também do modelo do botijão, por exemplo, existe um modelo chamado P45, de modo que se estiver cheio pesa 45 quilos. Já, se o botijão de gás estiver vazio, ele pesa em torno de 13 a 15,5 quilos, o que mostra que mesmo vazio, o botijão por si só já é relativamente pesado.

Dentro do Botijão tem GLP, que significa Gás Liquefeito de Petróleo, que são os gases derivados do refino do petróleo. Existem dois gases dominantes dentro do botijão, o Propano e o Butano. Ambos são mais pesados que o ar.

A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.

Nunca tente forçar a saída de um resquício de gás, pois virar ou deitar o botijão é um perigo. Se o gás escoar na fase líquida, algum componente pode entupir e, consequentemente, explodir.

O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso. Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto.

Para facilitar nossos cálculos vamos separar esses dados em médias, tendo os fornos de fogões de 4 bocas com uma média de consumo de 99 gramas de gás por hora e os fogões de 5 bocas 142 gramas por hora.

Essa tem um prazo de até cinco anos e deve ser substituída após esse período.