Qual o peso de um denário?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O denário é introduzido entre as moedas da República Romana por volta dos anos 200 a.C. A moeda era produzida em prata e pesava cerca de 3 a 4 gramas. Em latim, a palavra “denarius” significa “que contém 10”, pois inicialmente o denário valia dez asses.

O denário, que em outra tradução é um dinheiro, era a principal moeda romana de prata. Era, geralmente, o salário que um homem recebia pelo trabalho de um dia. Era moeda de grande uso por todo o império romano, nos tempos do N.T.

Gômer é uma medida para secos equivalente um décimo de um efa, ou seja, aproximadamente 1,76 litros (Êxodo 16:22,32-33,36).

Denário - era uma moeda romana, feita de prata, e valia um dia de trabalho de um lavrador. 300 denários correspondiam a 300 dias de trabalho... Assim imaginamos que hoje um trabalhador ou diarista ganha em torno de 50 reais. Totalizaria 300 denários hoje a quantia de 15.000 reais.

O talento usado nos tempos do Novo Testamento pesava 58,9 kg (130 lb). Os hebreus chamavam o talento de kikkar. As civilizações mesopotâmicas (babilônios, sumérios e acadianos), hebreus e egípcios, dividiam o talento em 60 minas, cada mina subdividia-se em 60 siclos.

Com um denário seria possível comprar cerca de 8 quilos de pão. Segundo a cronologia de maior aceitação, atualmente, entre os estudiosos, o denário foi cunhado pela primeira vez em 211 a.C., durante a República, e valia 10 asses, daí o seu nome, que significa "que contém dez" em latim e em português.

Portanto para saber quanto vale 200 dinheiros ou 200 denários teríamos que multiplicar 200 por R$ 33,27 totalizando R$ 6.654,00.

1. [ Numismática ] Moeda romana de prata. 2. [ Farmácia ] Antigo peso de farmácia.

A dracma, diferente do denário, era uma moeda grega. No entanto, em valor, ela valia a mesma coisa que um denário, ou seja, o referente a um dia de trabalho. É por isso que na parábola a mulher mencionada faria de tudo para achar a dracma perdida, pois era de muito valor.

A maior unidade monetária do Novo Testamento é o talento. Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas.

adjetivo Que possui dez; que tem como base o número dez. substantivo masculino [Antigo] Moeda de prata usada pelos romanos durante os períodos da República e do Império.

dez ômeres – dez cargas de jumentas; ou “homers” pode ser usado indefinidamente (como em Êxodo 8:14; Juízes 15:16); e “dez” para muitos: de modo que a frase “dez homers” é equivalente a “grandes montes”.

O maris foi definido como sendo a quantidade de água igual em peso a um talento real leve talento, e era assim igual a cerca de 30,3 litros, fazendo o omer igual a cerca de 3,64 litros. A "Bíblia de Estudo Judaica" (2014), no entanto, coloca o "omer" em cerca de 2,3 litros.

O aroma do perfume se espalhou por toda a casa. Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Jesus e que mais tarde iria traí-lo, disse: — Este perfume vale 300 moedas de prata.

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.

Madalena deixou seu perfume aos pés de Jesus e, com Ele, a sua vida velha, seus pecados, sua sujeira interior, passando a exalar o “Perfume de Cristo”. Aprendi com essa santa a também derramar o perfume de minha alma e do meu coração aos pés do Senhor, a colocar aos pés d'Ele tudo o que me torna suja e que me aflige.

"Salomão recebia 666 talentos (25 toneladas) de ouro por ano.