Qual o personagem mais assustador do folclore?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Mapinguari, Jurupari, Zumbi, Labatut, Alma-de-Gato, Chibamba, Gorjala, Cabra-Cabriola, Bradador, Pai-do-Mato, Pisadeira, Quibungo, Tutu, Capelobo

O Curupira usa seus pés para trás para criar pegadas que enganam caçadores e outros exploradores que destroem as florestas. Assim, ele é implacável, ou seja, sempre persegue e mata aqueles que põem em perigo a natureza. Além disso, quando alguém desaparece na floresta, as pessoas acreditam que a culpa é do Curupira.

diabo. o motivo da rejeição seria as maldades que ele teria cometido em vida fazendo dele um ser tão asqueroso que nem mesmo a terra queria sua carne boi una. diz a lenda que a cobra boiona possuía poderes especiais.

Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.

Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo. Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena. Do folclore brasileiro são muito conhecidas as lendas de personagens, como o saci-pererê, a iara, o boto cor de rosa, o curupira, a mula sem cabeça, entre outros.

Boiuna

Boiuna. A lenda conta que Boiuna é uma serpente gigante que habita as florestas da região Norte do Brasil. A cobra pode se transformar em algumas formas, e na série é retratada como uma mulher poderosa e extremamente persuasiva. Seus poderes estão no olhar, que são capazes de hipnotizar e atrair qualquer pessoa.

O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa. Ele gosta de bagunçar a crina dos cavalos durante a noite, dando nós e fazendo tranças. Esses são sinais de que o Saci passou por ali.

O tutu é uma lenda presente no folclore brasileiro e que se relaciona com o hábito de cantar canções de ninar aterrorizantes para fazer as crianças dormirem. O tutu é relacionado com o bicho-papão, e acredita-se que essa lenda tenha influência das culturas europeia e africana.

7 animais mais raros do Brasil!

  1. Ararinha Azul. ...
  2. Onça Pintada. ...
  3. Lobo-guará ...
  4. Mico-Leão-Dourado. ...
  5. Onça-Parda-Da-Caatinga ou Puma. ...
  6. Boto-Cor-De-Rosa. ...
  7. Tatu-Bola-Da-Caatinga.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

A lenda narra que o curupira não gosta de estar em locais densamente povoados e, por isso, evita estar onde estão muitos humanos.

Uma outra característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa consegue fugir.

A representação clássica do saci frequentemente mostra-o fumando um cachimbo. A imagem clássica de saci coloca-o como um menino travesso. É um ser agitado e, por isso, realiza brincadeiras pelos locais que passa.

Conta a lenda que o saci vive até os 77 anos de idade e, então, transforma-se em um cogumelo venenoso, embora outras versões falam que ele se transforma em um cogumelo chamado orelha-de-pau.

Em alguns lugares, ele possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.