Qual o período de neve em Mendoza?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A temporada de esqui acontece no inverno, oficialmente entre o início de julho e meados de setembro. Mas é possível que haja neve o bastante para esquiar em meados de junho, dependendo de como está o clima na região.

Características do inverno em Mendoza
Na “Terra do Sol e do Bom Vinho” o inverno começa no fim de junho e termina no mês de setembro. Além do clima seco marcar a estação, suas temperaturas não passam de 10º C e chegam a atingir graus negativos!

Para planejar sua viagem e curtir a neve na Argentina, lembre-se que a estação inicia em junho e termina em setembro, mas pode sofrer alterações conforme as condições climáticas. Além disso, é importante acompanhar as estações de esqui para conferir quando começa a alta temporada.

Esquí e Parques de Neve

  • Los Penitentes (Português) Endereço: Ruta Nac. N°7, km 161. ...
  • Vale do Plata – Vallecitos (Português) Endereço: Ruta Provincial N°82, Vallecitos. ...
  • Los Puquios (Português) Endereço: Ruta N°7. ...
  • Vale Las Leñas (Português) Endereço: Ruta 222 s/n.

Não adianta querer dar uma passadinha de poucos dias em Mendoza. O ideal mesmo seria programar pelo menos 4 dias para conhecer bem os atrativos que a região oferece. O tempo ideal para um passeio completo, são 6 dias. Mas em 5 já dá pra vivenciar uma experiência muito boa na região.

A temporada de esqui acontece no inverno, oficialmente entre o início de julho e meados de setembro. Mas é possível que haja neve o bastante para esquiar em meados de junho, dependendo de como está o clima na região.

A melhor época para aproveitar a neve é de junho a agosto. As estações de esqui abrem as portas e o turista pode aliar os excelentes vinhos aos esportes de inverno.

Mendoza é uma cidade casual. No verão, vestidos, shorts e chinelos de dedo são perfeitos. No inverno, precisará agasalhar-se. Já que provavelmente irá visitar vinícolas e fazer passeios a cavalo, vista roupas confortáveis e botas resistentes.

o peso argentino

A moeda oficial é o peso argentino (ARS), mas dólar e euro são bem aceitos e têm câmbio bem mais favorável (veja mais em Câmbio). O padrão de voltagem é 220V.

O que fazer em Mendoza com 4 dias

  • Dia 1: Visitar as vinícolas de Maipu (com excursão ou de bicicleta)
  • Dia 2: Visitar as vinícolas de Lujan de Cuyo.
  • Dia 3: Fazer uma excursão pelo Parque Provincial do Aconcágua.
  • Dia 4: Passear pelo centro da cidade ou visita às Termas de Cacheuta.

San Martin de los Andes, Argentina
Também próximo a Bariloche, San Martin de los Andes é outra opção econômica para quem quer ver neve na América do Sul. Ao contrário da Villa La Angostura, é uma cidade grande, melhor preparada para recepcionar os viajantes que chegam até a região.

Bariloche oferece uma temporada prolongada de neve que se estende de junho a setembro inclusive.

O pacote custa a partir de R$ 3.299 por pessoa, pode ser dividido em até 12 vezes e deve ser utilizado entre 1° de março e 30 de novembro de 2021.

São Paulo-Mendoza direto: vôos agora são às quintas e domingos.

Quantas vinícolas conhecer em uma visita a Mendoza
Mas no nosso caso, achamos que conhecer duas ou três é mais que suficiente. Não esqueça que há muito o que fazer em Mendoza além das vinícolas, e pode ser bom revezar um dia de degustações com algum outro programa pela região, como o Tour da Alta Montanha.

A colheita das uvas ocorre em Mendoza no verão e majoritariamente no mês de março, podendo se estender até o fim de abril. Logo, o ato central da Festa Nacional da Vindima acontece entre fevereiro e o começo de março, para, simbolicamente, marcar o início da esperada colheita.

Atacama

Em boa parte do país, inclusive no Atacama é possível nevar. Mas a maior frequência e duração da neve costuma estar na região sul do país. Nas regiões de Pucón, Puerto Varas, Antillanca e Chillán, por exemplo, são lugares que você pode ver mais neve (em quantidade e duração) se comparado com Santiago do Chile.