Qual o período de hibernação dos ursos?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

6 a 8 meses

Lucas conta que as pesquisas mais atuais revelam que existem algumas espécies de ursos que, realmente, hibernam, que são o urso-negro e o urso-pardo. "Essas espécies, de fato, dormem de 6 a 8 meses.

Durante a hibernação, a temperatura corporal do animal diminui, e sua atividade metabólica cai drasticamente. Isso permite que ele reduza suas necessidades de alimento, portanto ele pode ficar sem comer ou beber por semanas, ou até mesmo meses.

A discussão sobre os ursos hibernarem ou não se faz pelo fato de seu metabolismo não sofrer grandes alterações, como se espera dos que hibernam. De acordo com Izidoro, o animal permanece alerta e pode despertar a qualquer sinal de perigo.

De acordo com a descoberta, os pesquisadores envolvidos no estudo concluíram que o ser humano conservaria mais energia durante o sono do que uma possível hibernação.

ursos

O urso é o animal que hiberna mais popular
Os ursos não acumulam alimentos em suas tocas, pelo contrário, alimentam-se o máximo possível para armazenar gordura em seus corpos, que fornecerá a energia necessária até a primavera seguinte.

urso

O animal mais conhecido por hibernar é o urso. No entanto, alguns estudiosos não consideram esse animal como um verdadeiro hibernador, isso por que eles dormem durante o inverno, mas sua temperatura corporal e metabolismo sofrem poucas variações.

marmotas

As marmotas (Marmota caligata) fazem sua toca em árvores ocas, onde podem dormir nove meses sem parar, alimentando-se da gordura estocada em seu corpo.

oito horas

Os ursos também dormem umas oito horas por dia. Os tigres dormem até 16 horas, pois não precisam de muito tempo para caçar. As ovelhas dormem menos de quatro horas por dia. Elas são descendentes de animais selvagens que ficavam a maior parte do tempo acordados para fugir de predadores.

Por mais que seu corpo trabalhe para acumular gordura no verão, assim como acontece com aqueles que hibernam, os ursos permanecem responsivos no inverno, diminuindo a rapidez do metabolismo, mas com poder de, por exemplo, se defender caso necessário. As ursas também podem dar à luz e depois voltar para a "soneca".

sete meses

Os ursos hibernam, ou seja, eles dormem por longo tempo (aproximadamente sete meses), para enfrentarem o clima frio e a escassez de alimento no período do inverno no meio da natureza.

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.

Qual é a diferença entre hibernação e estivação? A principal diferença entre hibernação e estivação é que a estivação ocorre em habitats onde seja escassa a água e as temperaturas aumentam, enquanto que na hibernação acontece em ambientes onde as temperaturas caem de forma muito considerável, abaixo dos 0 ºC.

1º- Pré-hibernação: Durante essa etapa, o animal prepara-se para a fase de dormência, comendo muito ou então estocando alimento. O aumento de peso é importante para armazenar lipídios, que depois serão queimados pelo corpo para obtenção de energia.

Inclui tanto animais heterotérmicos (isto é, que não mantêm a temperatura do seu corpo constante, aproximando-a da temperatura ambiente) como répteis, anfíbios e peixes, e os animais homeotérmicos (isto é, que mantêm a temperatura do seu corpo, aproximadamente, constante) como os mamíferos e aves.

Os pinípedes são os leões-marinhos, os elefantes-marinhos, os lobos-marinhos, as morsas e as focas. Esses animais também vivem em regiões extremamente frias, com gordura corporal e pelos que ajudam a suportar o inverno.

Bichos que hibernam
No hemisfério norte, onde o inverno é muito gelado, além dos famosos grandes ursos, outros animais também hibernam – é o caso de esquilos, marmotas, hamsters, ouriços, texugos e alguns morcegos. Como você pode notar, os exemplos de animais que hibernam são apenas de mamíferos.

Urso-cinzento: 152 – 213 dias

O urso-cinzento também chamado de urso-pardo é uma grande subespécie de urso que ocorre na América do Norte.

"Os ursos comem muito. No inverno, os alimentos ficam muito raros e a água de alguns rios congela. Sem água e sem comida, a solução é hibernar em um lugar protegido até a primavera. Dormindo, os ursos gastam menos energia.

Os ursos hibernantes experimentam períodos de vigília, durante os quais se movimentam, mas não comem. Quando os ursos do estudo despertaram, a equipe os alimentou com água com mel – um deleite favorito – por duas semanas, depois coletou o sangue.