Qual o perigo do PSA alto?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

"Alta dosagem de PSA pode representar outras doenças como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata)", alerta o médico.

Hiperplasia Prostática Benigna
Com o aumento das células prostáticas, a consequência é um PSA mais elevado no sangue. Apesar do crescimento da próstata ser benigno no caso da HPB, ele pode comprimir a uretra, o que dificulta a passagem de urina, favorecendo infecções e cálculos renais.

Os sintomas de câncer de próstata avançado podem ser exuberantes, resultantes de ação local (invasão da bexiga, reto e ossos da bacia gerando dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, sangue na urina e dor pélvica).

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

O câncer de próstata é uma forma de câncer que se desenvolve na glândula da próstata. Sendo assim, em condições onde o crescimento da próstata é benigno, não temos o câncer. Na verdade, o câncer se trata somente quando tal crescimento é do tipo maligno.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O PSA elevado pode estar associado a infecções, traumas e procedimentos urológicos. Além disso, um aumento no seu nível pode ser causado por uma outra condição clínica chamada hiperplasia benigna da próstata.

Quais doenças podem aumentar o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico)? Além do próprio câncer de próstata, outras condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA, por exemplo, a hiperplasia prostática benigna. Conforme o homem envelhece, a próstata tende a aumentar de tamanho.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Por conta disso, é fundamental que os homens estejam em dia com sua saúde, consultem o médico e realizem exames periódicos de acordo com a orientação médica.

Sim, ele é totalmente curável, desde que diagnosticado precocemente. “Aí está a importância do Novembro Azul: alertar todos os homens com mais de 40 anos sobre a importância de se consultar regularmente com seu urologista e examinar a próstata”, destaca o Dr.

Sinais e sintomas

  • Micção freqüente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Quando o câncer de próstata se espalha para outros órgãos
Somente os exames preventivos são capazes de identificá-lo ainda no começo. Eis o por quê da recomendação usual para os homens com mais de 50 anos passarem por uma avaliação médica a cada ano para realizar os exames de toque retal e de PSA.

Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! Conforme orientação da nutricionista, o ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Dessa forma, o paciente evita entrar em contato com micro-organismos, como a Salmonella.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

O grupo 1 corresponde aos pacientes portadores de tumores de próstata histologicamente bem diferenciados e biologicamente indolentes, e que os classificados como sendo Grupo 5, são os tumores mais indiferenciados e agressivos.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

Um estudo publicado na revista Cancer Research relata o efeito da delfinidina no cancro da próstata, por indução da apoptose das células PC3, interferindo no mecanismo da activação do fator de transcrição NF-kB. Reconfortante pelo sabor doce e ao mesmo tempo neutro e alcalinizante que tem, a banana recomenda-se.