Qual o perigo do pirarucu?

Perguntado por: gcardoso7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

"Mordidas em humanos são pouco conhecidas. O maior perigo ao lidar com um pirarucu vivo é a força desse animal. Uma pancada da cauda do pirarucu pode desacordar facilmente uma pessoa, assim como a movimentação de sua cabeça, a qual é profundamente ossificada e rígida." conta.

piranhas

Na natureza os predadores naturais são as piranhas, especialmente quando o Pirarucu ainda é novo e pequeno. Mas, na verdade o grande risco de extinção ocorre por causa da pesca. Os pescadores se aproveitam quando os pais estão com filhotes e ficam bem próximos da superfície para ajudá-los a respirar.

A lenda do pirarucu
Pirarucu era filho de Pindarô, chefe dos Uaiás e conhecido por sua bondade. Pirarucu, porém, não herdou do pai o bondoso coração. O rapaz era cheio de vaidade e egoísmo; vivia se vangloriando de sua força e poder; e ainda reclamava dos deuses.

O pirarucu é um animal onívoro, pois se alimenta de seres animais e vegetais. Na alimentação do peixe, podemos encontrar frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.

Essa reação é a mesma que nos faz perceber o cheiro de terra molhada quando chove. A causa é a concentração elevada na carne do peixe de certos compostos produzidos por micro organismos (bactérias) presentes na água e no solo do lago ou rio.

Repórter Nacional - Amazônia
Para 2020, o valor mínimo do quilo do pirarucu é de R$ 7,83. A espécie é o primeiro produto de origem animal a entrar na lista.

4º É Permitido a captura, a comercialização e o transporte do pirarucu com as seguintes medidas de tamanho mínimo: I - 1,50 metros de comprimento total, para o peixe inteiro; II - 1,20 metros de comprimento total para a manta fresca; III - 1,10 metros de comprimento total para a manta seca.

Mas atenção, porque no tratamento oncológico é importante não consumir peixes e frutos do mar crus. “O grande perigo desse tipo de alimento são as bactérias presentes, que podem representar uma ameaça para os pacientes.

Por respirarem apenas fora da água, os pirarucus podem ficar embaixo d'água apenas entre 10 e 20 minutos. Geralmente permanecem próximos à superfície da água antes de subir para respirar, utilizando uma bexiga natatória modificada que se abre na boca do peixe e atua como um pulmão.

18 anos

Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado “o Bacalhau Brasileiro”. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.

O pirarucu selvagem é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Tem sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas.

Natural da região da Amazônia, o pirarucu pescado por Izael em outubro de 2022 foi encontrado no trecho do rio Grande, próximo do distrito de São João do Marinheiro, em Cardoso (SP). "Depois desse de 113 quilos, peguei um de 90 quilos e outro de 50 quilos.

Por ser carnívoro, as melhores iscas para pirarucu são as naturais, como algumas espécies de peixes (tilápia, traíra, tuvira e lambari), além de insetos, moluscos, crustáceos, salsicha e minhocuçu. Os pequenos peixes são ótimas iscas para capturar o pirarucu.

Já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, o que rendeu a esse peixe o apelido de “Gigante da Amazônia”. Aliás, até mesmo o seu nome científico diz o quanto ele é grande: Arapaima gigas, ou o “gigante do gênero arapiama". O pirarucu é uma espécie muito antiga.

Tira soneca e faz xixi
Apenas descansa, permanecendo quase imóvel. Só as nadadeiras fazem pequenos movimentos para manter o equilíbrio na água. Como não tem pálpebras, fica sempre de olhos abertos. Algumas espécies preferem cochilar de dia e outras, à noite.

Além das brânquias, responsáveis pela respiração aquática, ele possui a bexiga natatória modificada, que funciona como um pulmão na respiração aérea”, explica. Típico dos lagos formados por rios amazônicos, o pirarucu desenvolveu um sistema respiratório duplo que permite a ele sobreviver aos períodos de seca.

1,5 kg - R$ 150,00.

Além de ser rico em proteínas, vitaminas, e fósforo, o pirarucu também é fonte de ômega 3, e possui propriedade antioxidante. “O ômega 3 reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, impedindo o acúmulo de gordura nas artérias.

Use limão e vinagre para ter bons resultados
Além de serem amplamente utilizados como temperos para peixe, o limão e o vinagre são grandes candidatos a diminuir o cheiro forte.

tambaquis

O gosto de barro em tambaquis é resultado de concentrações elevadas, na carne do peixe, de certos compostos (chamados off-flavour) produzidos por microrganismos presentes na água e no solo do ambiente de cultivo.