Qual o perigo do Marimbondo Chapéu?

Perguntado por: acosta2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Marimbondo chapéu é um animal que traz medo ao imaginário dos trilheiros. De hábito noturno, só ataca de dia quando perturbado. Por não perder o ferrão durante a picada, como acontece com as abelhas, ele pode atacar várias vezes. E a picada é bastante dolorida, viu!

Como boa parte dos marimbondos, o marimbondo-amarelo é outro dos insetos perigosos devido à sua picada. Além de muita dor, pode causar reações alérgicas e inflamações.

Esse som é feito pela forma que elas raspam suas mandíbulas na caixa do ninho. Ao emitir esse sinal, o marimbondo-tatu dá indícios de seu incômodo e de como é uma das vespas mais agressivas que existem.

Os marimbondos são importantes controladores das populações de insetos e indispensáveis ao equilíbrio ecológico ².

Os marimbondos são importantes no controle de pragas através do manejo correto de suas colônias, uma vez que utilizam-se de insetos para alimentar as crias. Um exemplo disso seria o gênero Polistes spp.

“Como o marimbondo é atraído por restos de alimentos e líquidos, principalmente bebidas mais doces, não é recomendado deixar lixo parado.

Uma sugestão é utilizar um produto com cheiro forte e ação repelente, por exemplo, o óleo de citronela ou de eucalipto, para mascarar o feromônio, dificultando assim a instalação desses indivíduos no local.

Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

Por serem insetos sociais (vivem em grupamentos divididos em castas com características morfológicas e funções definidas), os marimbondos costumam atacar em bandos quando se sentem ameaçados.

Passar uma pomada anti-histamínica para picadas, como Polaramine ou Polaryn. A aplicação da compressa gelada pode ser repetida várias vezes durante o dia, sempre que se sentir necessidade de aliviar o inchaço ou a dor.

Os tipos de marimbondos mais temidos são o cavalo e a mamangava. O marimbondo cavalo tem o corpo esbelto, e sua cor é marrom avermelhado. Eles não são agressivos e só se defendem se forem incomodados.

As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão. E quantas vezes o zangão pica? A resposta é: nenhuma!

Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica. A toxina dos ferrões também podem provocar choques anafiláticos mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Erroneamente considerados como pragas em razão de suas picadas, abelhas, marimbondos e vespas são insetos sinantrópicos de grande importância ecológica por realizarem a polinização de plantas nativas. Eles devem ser protegidos, conforme prevê a legislação ambiental.

À noite, quando os insetos já estiverem retornado para a casa, é o melhor horário para eliminar os ninhos de vespas e marimbondos.

As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo do animal ao retirá-lo, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno. Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto.

Por serem territorialistas, os marimbondos vão detestar a ideia de ver um outro ninho na área pretendida. Logo, eles se afastam. Mesmo sem comprovação cientifica, o método tem ajudado manter longe os indesejáveis visitantes do lar de quem decide usá-la.

Segundo a professora de Biologia, o ideal é lavar o local com água e sabão (para higienizar o local e evitar contaminação por microrganismos), e fazer uma compressa no local com gelo para diminuir o edema, ou seja, o inchaço local, caso haja um incômodo.

insetos

DIETA: Os marimbondos se alimentam de insetos vivos e mortos. Eles paralisam a vítima sem matar para alimentar suas larvas. Nutrem-se também de néctar e pólen. HABITAT: Estão localizados tanto em ambientes de clima subtropical quanto tropical.

“Para que os marimbondos e vespas não ataquem é necessário isolar o local para evitar barulho ou som alto para não alvoroçar os insetos. Para as abelhas existe a necessidade de trabalhar junto com um profissional especializado para recolher elas do ambiente”, explica o 1° tenente BM Janisley Teodoro.

Alguns marimbondos chegam a carregar água para refrescar as larvas e as células, além de bater as asas para ajudar na ventilação.