Qual o perigo do ferro baixo?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Se o ferro está baixo no sangue, afeta a formação de hemoglobina que faz o coração trabalhar mais, deixando a pessoa mais cansada. Além desse cansaço, a pessoa pode ficar irritada com mais facilidade, ter muito sono e até desanimada.

Anemia de falta de ferro: Falta de ferro é a causa mais comum para anemia. É responsável para 50 por cento dos casos de anemia. Com anemia, a hemoglobina de pigmento sanguíneo não é produzida em quantidades suficientes. Por esta razão, o sangue só consegue transportar oxigénio pelo corpo até um certo limite14.

Sendo assim, quando o nível de hemoglobina está abaixo de 8 g/100 ml, a anemia deve ser tratada com bastante rapidez. Na verdade, pode ter consequências importantes. Na maioria das vezes, uma transfusão de sangue é considerada.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Quadros de infecção, inflamação ou câncer podem apresentar níveis normais ou até mesmo aumentados de ferritina. Nesses casos, níveis da proteína abaixo de 100 ng/mL podem ser um indicativo de anemia ferropênica. Nesses casos, uma ferritina sérica de até 100 ng/mL ainda é compatível com a deficiência de ferro.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

A “anemia por deficiência de ferro” ou “anemia ferropriva” é o tipo de anemia mais comum. A deficiência de ferro e a anemia por ela provocada são, ainda hoje, problemas de saúde pública e pode ser identificada em até 51% das crianças entre 0 a 4 anos nos países em desenvolvimento.

Esta anemia se divide em moderada, grave e muito grave, e os sintomas são cansaço, dificuldade de concentração, falta de apetite e de ar, perda de peso, palidez e ritmo cardíaco acelerado, febre e infecções bacterianas, pulmonares, urinárias e de pele e hematomas, sangramento anormal, inclusive dentário, fluxo ...

Na dieta, o ferro é principalmente absorvido no epitélio intestinal do duodeno e na parte proximal do jejuno. Esta absorção pode ser facilitada por algumas substâncias ácidas.