Qual o perigo do abscesso?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

A maioria dos abcessos são doloridos, por isso as pessoas geralmente procuram tratamento imediatamente. Por vezes, a infecção causa pouca ou quase nenhuma dor. Se esse problema não é tratado, a infecção pode durar meses ou até mesmo anos.

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

Grande parte dos abscessos vai continuar a piorar se não houver cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguínea. Se a infecção se espalha para o tecido mais profundo, você pode desenvolver febre e começar a se sentir mal.

As bactérias implicadas variam com o local do abcesso – na pele, a bactéria mais frequente é o Estafilococos aureus, mas também podem aparecer anaeróbios ou flora mista; estão habitualmente relacionados com o folículo piloso e desenvolvem-se em zonas com suor e fricção.

Em comparação com a incisão e a drenagem, a clindamicina ou a sulfametoxazol-trimetoprima em conjunto com incisão e drenagem melhoram os resultados em curto prazo em pacientes com abscesso simples.

Usualmente, o tratamento mais indicado para abscessos é a drenagem cirúrgica, mas é fundamental identificar a causa de seu surgimento e tratá-la. No caso de infecções, antibióticos são necessários. Eventualmente, pode ser que o paciente precise de internação.

Compressas quentes ajudam a acelerar o desenvolvimento do abscesso dentro do furúnculo, para que ele possa drenar e cicatrizar sozinho.

No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

O procedimento geralmente leva cerca de 30-40 minutos. O paciente recebe inicialmente analgésicos e sedativos para eliminar possíveis dores e ansiedade.

Devemos utilizar os exames de imagem para o diagnóstico dos abscessos cerebrais como por exemplo: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:

  • Abscesso cutâneo.
  • Abscesso perianal.
  • Abscesso peritonsilar.
  • Abscesso pulmonar.
  • Abscesso amebiano.
  • Abscesso Esplênico.
  • Abscesso da Glândula de Bartholin.

Os furúnculos e os carbúnculos são tipos de abscessos de pele. Os furúnculos são abscessos macios, menores e mais superficiais que, por definição, envolvem um folículo piloso e o tecido ao redor. Os furúnculos são comuns no pescoço, nos peitos, no rosto e nas nádegas.

Manusear e estourar o abscesso na gengiva gera uma ferida aberta que piora o quadro da infecção bucal. Apenas um dentista pode fazer o procedimento correto de para retirada do abscesso gengival, que consiste em uma pequena incisão para fazer a drenagem do pus, seguida da limpeza apropriada.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.