Qual o perigo de tossir demais?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ela tende a ser perigosa porque, se não for tratada adequadamente, talvez evolua para doenças mais graves, como pneumonia, tuberculose e até mesmo câncer de pulmão. Nesses casos, a tosse pode vir acompanhada de pus ou sangue.

Quando tossimos eliminamos secreções das vias aéreas, evitando que atinjam nosso pulmão e causem problemas mais sérios como a pneumonia, por exemplo.

TOSSE PERSISTENTE
É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa da tosse e indique o melhor tratamento. A tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico.

Diagnóstico a partir da tosse
Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.

Pneumonia Bacteriana
Esse tipo de pneumonia também pode ser desenvolvida a partir do agravamento da gripe ou por meio de bactérias originárias de outra infecção em algum local do corpo. Os principais sintomas são: Tosse com muito catarro. Febre alta, acima de 39°C.

Mas, a partir de que momento a ajuda médica é imprescindível? “Com mais de duas semanas tossindo e tendo associados sintomas que podem indicar gravidade, como febre persistente, mal estar.

Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas

  1. Evite o ar seco. ...
  2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo. ...
  3. Evite agentes alérgenos. ...
  4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação. ...
  5. Gargarejo com água e sal. ...
  6. Beba bastante água durante o dia. ...
  7. Evite refeições logo antes de se deitar. ...
  8. Medicamentos antialérgicos.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

A tosse seca, associada a uma gripe leve ou resfriado, tende a durar uma média de três ou quatro dias. No entanto, casos mais graves podem durar entre três e oito semanas. É recomendável realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico completo.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Nesse caso, o muco serve para aprisionar o patógeno e hidratar a mucosa na região. No entanto, a fim de diminuir a presença de invasores no organismo e aliviar a obstrução da garganta, a tosse serve para expelir o excesso de secreção contendo o patógeno em questão.

7 tipos de remédio caseiro para tosse

  1. Abacaxi. O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. ...
  2. Gargarejo de água e sal. ...
  3. Chá de limão. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de alho e especiarias. ...
  6. Suco de limão e óleo de coco. ...
  7. Elixir da potência.